Aos 92 anos, morre o narrador esportivo Celestino Valenzuela

O profissional estava internado no hospital devido a um infarto e, após uma pneumonia, não resistiu

Celestino Valenzuela - Reprodução/Twitter

O cenário esportivo gaúcho perdeu uma personalidade histórica. Assim como a Comunicação do Estado. O narrador esportivo Celestino Valenzuela morreu nesta quinta-feira, 15, aos 92 anos. Ele estava internado desde o seu aniversário, 9 de junho, no hospital São Francisco da Santa Casa de Porto Alegre, devido a um infarto, e não resistiu, após desenvolver uma pneumonia. 

O profissional alegretense teve sua voz marcada no imaginário dos gaúchos pelas ondas do rádio e também pela televisão, na RBS TV, na TV Gaúcha e na Rádio Gaúcha, entre 1970 e 1980. Foi o bordão 'Que lance!', um dos principais motivos para que ele se tornasse um ícone na Comunicação esportiva local. Celestino ainda atuou nos microfones da São Gabriel, Itaí, Difusora, Farroupilha, Universidade (da Ufrgs), e na TV Piratini, ficando conhecido como um dos principais torcedores do Aimoré.

O locutor até  tentou fazer seu nome dentro de campo, mas uma lesão no joelho o impediu ainda na década de 1950. Ele narrou jogos de diversos esportes e  ainda foi o apresentador do 'Domingo Esporte Show', da Gaúcha. No futebol, foi quem narrou o Mundial do Grêmio, em 1983, Campeonatos Nacionais do Inter e outras conquistas da dupla Gre-Nal na época. Aposentou-se ainda em 1989 e, em 2014, foi tema da biografia 'Que Lance!', escrita por Rafaela Meditsch e Eduarda Streb.

Diversos comunicadores lamentaram, nas redes sociais, a morte de Celestino. Rodrigo Giacomet compartilhou lembranças de quem chamou de "lenda da imprensa gaúcha". "Depois de sua aposentadoria, nenhuma grande jogada pareceu ser tão grande jogada assim", foi como o professor Luiz Artur Ferraretto definiu a importância do narrador pro cenário esportivo. Sergio Stock, Paulo Brito, Lasier Martins e Cláudio Brito também deixaram mensagens, assim como o governador Eduardo Leite: "O RS se despede de um dos maiores comunicadores de todos os tempos:Celestino Valenzuela", escreveu o chefe do Executivo gaúcho.

Celestino deixa a esposa Iris e os filhos Cézar e Valena. O velório será nesta sexta, 16, na Capela do Crematório Metropolitano de Porto Alegre. Foi disponibilizado um número de contato para quem desejar enviar mensagens e flores: (51) 3252-5000. 

Comentários