Campanha busca voluntários para auxiliar em pesquisa sobre cenário jornalístico

O levantamento traz detalhes sobre locais onde a imprensa não está presente

Expectativa de publicação é para dezembro deste ano - Reprodução

O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) lançou a campanha para o quarto Atlas da Notícia. A pesquisa pretende atualizar seu levantamento nos 5.570 municípios brasileiros, mapeando abertura e fechamento de empresas jornalísticas desde a edição de 2019.

Os dados são organizados, analisados e publicados pelo Volt Data Lab. O levantamento traz detalhes sobre locais onde a imprensa não está presente. Ele classifica os municípios como 'desertos de notícia', que seria onde não há sequer um veículo que produza informação local, ou 'quase desertos', regiões em que existem apenas um ou dois veículos jornalísticos.

O membro da equipe executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Sérgio Lüdtke coordena a pesquisa nas cinco regiões brasileiras e, no Sul, contará com assistência do pesquisador Marcelo Fontoura. A equipe convoca voluntários para colaborar com a pesquisa, atuando junto ao pesquisados na atualização do banco de dados e na busca de veículos.

Interessados em participar voluntariamente devem preencher este formulário. A publicação da nova edição do Atlas da Notícia está prevista para meados de dezembro no site do Observatório da Imprensa.

O projeto tem apoio institucional da Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O patrocínio, desde 2018, é do Facebook Journalism Project (FJP). Confira aqui a última edição lançada e mais detalhes sobre o Atlas da Notícia.

 

Comentários