Cinco perguntas para Fernanda Carvalho

Jornalista é a nova repórter de Geral da RBS TV

Fernanda Carvalho - Carolina Grande/Divulgação

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Fernanda Carvalho, gaúcha de Porto Alegre, jornalista formada há 12 anos. Nestes anos, trabalhei como apresentadora dos programas 'Nação' e 'Panorama', na TVE, e, hoje, repórter na RBS TV.

2 - O que a fez escolher ser jornalista?

Desde nova, sabia que queria e seria feliz trabalhando com algo que envolvesse comunicação. Hoje, me lembro de fazer entrevistas de brincadeira, muito pequena, com minha irmã e meus primos enquanto meu pai nos filmava, mas não era aquela criança que dizia que seria jornalista desde pequenininha. Quando fiz vestibular para Jornalismo, não tinha grandes planos para depois de formada como trabalhar em TV, rádio ou, ainda, escrever em jornal, mas me parecia ser a profissão que mais me colocaria em contato com tudo que eu gostava: escrever, conhecer pessoas e histórias, contar essas histórias. E foi por isso que fiz minha escolha naquele momento. Durante a faculdade, a cada semestre me apaixonava mais e consolidava a suspeita de que o jornalismo realmente era a profissão que me faria feliz.

3 - O que significa na sua carreira ser repórter na RBS TV?

É a TV mais vista no estado e como trabalho há uns anos em TV, logicamente, isso tem um peso para a minha carreira. Também tenho recebido um retorno muito grande de como as pessoas negras estão se sentindo felizes e representadas com minha presença na RBS TV e isso também é muito importante para mim.

4 - O que todo repórter de TV precisa saber?

Eu adoro o dinamismo e a agilidade que a reportagem em TV exige. Eu estava trabalhando como âncora e, antes disso, na apresentação de um programa semanal. Não significa que a gente tinha menos trabalho, mas o ritmo é outro. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Confesso que não sou uma pessoa de fazer muitos planos a longo prazo. Gosto de ir vivendo os momentos com a intensidade que cada um merece. Mas objetivos a gente tem, claro. Meu objetivo é aprender ainda mais, me aprimorar sempre como jornalista e fazer sempre a diferença nos espaços onde eu estiver.

Comments