Com desinformação, comentário do jornalista Milton Cardoso é compartilhado por Bolsonaro

Profissional da Band RS afirmou que o STF "tirou os poderes do chefe da nação"

Bolsonaro compartilhou vídeo de Milton Cardoso, da Band RS - Reprodução

Durante um comentário sobre as 100 mil mortes causadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil, no telejornal 'Band Cidade', da Band RS, o jornalista Milton Cardoso afirmou que "tiraram os poderes do chefe da nação" e que a "vontade do presidente" de fazer o isolamento vertical foi ignorada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o comunicador defende o uso da hidroxicloroquina e critica as medidas do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O vídeo chegou ao presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou o conteúdo em sua conta no Twitter. 

Porém, a fala de Cardoso contém desinformações. Em 15 de abril, o STF decidiu que, além do governo federal, os governos estaduais e municipais passariam a ter poder para determinar suas regras de isolamento social e restrição de transporte em razão da epidemia. Ou seja, o Supremo não impediu o presidente de agir e tomar as ações que julgasse necessárias durante a pandemia, mas deu poderes aos governadores e prefeitos para adotar medidas compatíveis com a realidade local. Sobre o uso de hidroxicloroquina, não há comprovação científica sobre a eficácia do medicamento no combate ao novo coronavírus. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o uso do remédio, derivados e coquetéis. 

Na fala de Cardoso, ele também criticou a gestão de Mandetta, a quem o jornalista se refere como "marqueteiro". O jornalista enfatizou que, no início da pandemia, o então ministro da Saúde pediu para que as pessoas só procurassem hospitais em caso de falta de ar combinada com outros sintomas. Porém, a recomendação de Mandetta foi feita para evitar o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS), com uma onda crescente de pacientes procurando aparelhos de saúde de uma só vez, além de tentar controlar a contaminação nos hospitais e postos de saúde.

Procurada por Coletiva.net, a Band RS afirmou que não irá se posicionar sobre a fala de Milton Cardoso, uma vez que as opiniões emitidas são de responsabilidade do comentarista. O jornalista também preferiu não comentar sobre o caso.

Comentários