Condenação de rádio gaúcha é destaque no Tambor da Aldeia

Uirapuru, de Passo Fundo, criou melodia em ritmo de funk para satirizar ocorrência policial de violência doméstica contra uma mulher

Tambor da Aldeia é informativo da ARI - Reprodução

Entre os destaques da edição de abril do Tambor da Aldeia - informativo da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) - está a condenação da rádio Uirapuru, de Passo Fundo, que deverá pagar R$ 10 mil por danos morais a uma mulher que foi constrangida em um programa popular da emissora. De acordo com a sentença da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a emissora criou uma melodia em ritmo de funk para satirizar ocorrência policial de violência doméstica contra ela.

Uma equipe da rádio acompanhou a prisão do ex-marido, que, no ato em flagrante, cantou uma melodia de sua autoria. No dia seguinte, o repórter policial Lucas Cidade e o radialista conhecido como JG narraram os fatos, informando, inclusive, o endereço da mulher. Ainda, cantaram e repetiram inúmeras vezes a música do agressor. Em meio a risos e chacotas, anunciaram aos ouvintes que a canção seria premiada como "o funk do Cidade", pois ele "venderia discos como louco". Em face do ocorrido, a autora pediu que a rádio fosse condenada pelos danos morais suportados.

Sobre a situação da Venezuela, o Tambor da Aldeia destaca a história do jornalista norte-americano Cody Weddle, do Notícias WPLG, de Miami, que foi deportado de Caracas após passar quase 12 horas detido por agentes de contrainteligência militar. Segundo o informativo, políticos e jornalistas pediram a sua libertação depois que sua casa foi invadida e ele foi levado para a sede da Direção Geral de Inteligência Militar (DGCIM).

Para finalizar, o informativo da ARI dá foco à situação do correspondente Robenson Sanon, da agência Reuters, que foi atingido por uma bala no antebraço enquanto cobria protestos em Porto Príncipe. Conforme o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), ele foi ferido durante um confronto entre a polícia e manifestantes.

Essas e outras informações estão disponíveis no boletim da ARI, que divulga o e-mail [email protected] a profissionais e estudantes que queiram fazer denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. A pesquisa e edição do Tambor da Aldeia são de responsabilidade de Vilson Antônio Romero. O projeto também é repercutido no programa Conversa de Jornalista transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre.

Comentários