Conhecer a jornada do cliente é fundamental, afirma diretora de Marketing da Unilever

Ana Paula Duarte estará no Ahead!, do Grupo RBS, nesta terça-feira, em Porto Alegre

Ana Paula Duarte - Divulgação

A diretora de Mídia e Marketing da Unilever, Ana Paula Duarte, estará na edição desta terça-feira, 16, do Ahead!, evento do Grupo RBS. A profissional dividirá o palco com o diretor de Marketing da SKY, Alex Rocco, no encontro cujo tema será ROI (Retorno sobre Investimento). Para Ana Paula, o maior desafio do profissional da área é trazer retorno para os acionistas e ao mesmo tempo entender como ser autêntico e relevante para engajar o consumidor.

Para a profissional, neste sentido, é fundamental que a empresa tenha um profundo conhecimento do consumidor e sua jornada, que, diariamente, é bombardeado por milhares de informações e está conectado em diferentes canais, seja smartphone e TV, ou tablet e TV. "Quando falamos de ROI em mídia, encaramos diretamente esses desafios. O indicador é uma forma de apresentar os resultados e de fazer uma análise assertiva das estratégias e dos esforços de comunicação", declarou em entrevista ao Coletiva.net.

Ana Paula informou que o Rio Grande do Sul é uma região-chave para a companhia que está há 90 anos no Brasil. Dessa forma, a empresa busca um profundo conhecimento do consumidor gaúcho, nas diferentes categorias que compõem o universo da marca e que implicam em dinâmicas completamente diferentes.

Sobre o serviço de ROI dentro da Unilever, a diretora informou que, atualmente, ter um plano de mídia eficiente é crucial, porém, isso não garante construir conscientização ou patrimônio da marca. "Você pode ter o melhor plano de mídia, mas ainda é a mensagem que faz a diferença. Com a internet veio a era da transparência e a democratização da informação, não basta simplesmente comunicar o que se está fazendo", definiu, acrescentando que é preciso mostrar e gerar vínculo, credibilidade. "Uma marca sem confiança é apenas um produto e produtos podem ser copiados e oferecidos a preços mais baixos."

A Unilever, conforme informou Ana Paula, passou do marketing massivo ao marketing personalizado e todas as campanhas fazem uso de dados coletados da DMP (Data Management Plataform). Assim, a empresa cruza dados internos com externos com informações demográficas e hábitos de compra, e usa dados cross-categorias para falar com consumidores de outras marcas Unilever, por exemplo.

Ao finalizar, Ana Paula disse que é possível comprovar que a companhia está no caminho certo, visto que, em 2017, as marcas sustentáveis - aquelas que combinam propósito social ou ambiental com produtos que colaboram para o alcance dos objetivos do plano de sustentabilidade - cresceram 46% mais rápido do que o restante. Como resultado, isso gerou 70% do crescimento total da empresa.

Leia mais:

Diretor de Marketing da SKY diz que ROI é indispensável

Coletiva.net estará mais uma vez no Ahead! para cobertura em tempo real

Diretores de Marketing da Unilever e SKY debatem sobre ROI no próximo Ahead!

Comments