Fenaj realiza levantamento sobre jornalistas infectados pela Covid-19

Em pesquisa preliminar, não foram identificados profissionais gaúchos vitimados pela doença

Entidade convida profissionais a responderem a pesquisa - Reprodução

Para monitorar o índice de contaminação dos profissionais da imprensa pela Covid-19, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) iniciou um levantamento. Por meio de um questionário online, a entidade busca coletar informações para construir o real cenário da doença entre a categoria. O material será enviado a jornalistas e aos sindicatos filiados à Fenaj.

Um levantamento preliminar não apontou vítimas entre os profissionais do Rio Grande do Sul, até o momento. Os dados indicaram cinco jornalistas vitimados pelo novo coronavírus, sendo dois no Rio de Janeiro, um no Maranhão, um em São Paulo e um no Ceará.

A intenção é atualizar constantemente o material que será feito a partir das informações coletadas, para traçar políticas de saúde aos jornalistas durante a pandemia. "Para acompanhar a evolução da doença entre a categoria, num cenário de subnotificação e, com isso, readequar a ação sindical sempre que for necessário, convocamos os jornalistas a responderem o formulário", reforça a presidenta da Federação, Maria José Braga.

O formulário está disponível aqui.

Comentários