"Jornais Raros do Musecom" será lançado nesta quarta-feira

O livro é o resultado de uma parceria do Museu de Comunicação com o Programa Petrobras Cultural

Nesta quarta-feira, 17, às 17h, será lançado o livro "Jornais Raros do Musecom 1808 - 1924" , na Rua dos Andradas, 959. A publicação é o resultado de uma parceria do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com o Programa Petrobras Cultural e foi organizada por Márcia Miranda e Carlos Roberto S. da Costa Leite.


O livro vem acompanhado de um CD, onde se encontram 300 capas de jornais raros, que circularam durante o período de 1808 a 1924 e que foram digitalizadas com seus respectivos verbetes históricos. A publicação apresenta veículos marcantes da imprensa gaúcha, como o Diário de Porto Alegre (1827), o primeiro jornal a ser lançado no Rio Grande do Sul; A Sentinela do Sul (1867), primeiro jornal ilustrado; O Noticiador (1832), primeiro jornal impresso no interior; e jornais do período da Revolução Farroupílha (1835-1845).  


"Neste ano, que comemoramos 200 anos de Imprensa no Brasil, o presente trabalho, com o apoio do Programa Petrobras Cultural, é a forma que a Instituição encontrou para colaborar com a comunidade cultural do Rio Grande do Sul e, principalmente, reafirmar o compromisso de  resgatar a história do nosso jornalismo", disse Márcia Miranda.

Comentários