Mapa ajuda a descobrir qual o risco de contaminação do coronavírus em todas as regiões

Ferramenta desenvolvida por aluno da Universidade Federal do Paraná possui chancela da Fiocruz e do Ministério da Saúde

'Juntos Contra o Covid' - Reprodução

O projeto 'Juntos Contra o Covid', criado pelo paranaense Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná, busca ajudar a população a saber quais as probabilidades de infecção pela Covid-19 em cada região. A ferramenta foi disponibilizada gratuitamente, e pode ser usada para filtrar probabilidades em seu estado, cidade e, até mesmo, rua. A ideia é conscientizar as pessoas que estejam em áreas com alto risco de contágio sem que saibam disso.

O algoritmo desenvolvido foi validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz. O mapa calcula o risco de infecção de cada área, dividindo em três categorias: baixo, médio e alto. Os dados são atualizados a cada cinco minutos, de acordo com a entrada de novas informações que são processadas e agregadas para que o algoritmo recalcule as estatísticas.

O mapa foi feito de forma colaborativa. A iniciativa disponibilizou formulários anônimos pela internet, e utilizou os resultados com perguntas sobre saúde, contato com pessoas infectadas e viagens para traçar os perfis de cada região. Inclusive, para manter o site atualizado, o grupo mantém na plataforma uma seção na qual os visitantes podem doar informações de forma anônima.

 

Comments