Primeira Feira do Livro de Porto Alegre on-line ganha programação de 'aquecimento'

'Janelas abertas para a Praça' é o slogan que guia a 66ª edição do evento

Feira do Livro deste ano será virtual - Reprodução

Sob o slogan 'Janelas abertas para a Praça', acontecerá a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, totalmente virtual e gratuita. A proposta é possibilitar o debate de assuntos urgentes, pensando a literatura como uma arma importante para tal feito. Para preparar o evento que acontecerá de 30 de outubro a 15 de novembro, foi divulgada uma programação de 'aquecimento', a partir do próximo dia 13, pela plataforma da Feira.

Durante três terças-feiras, 13, 20 e 27, sempre às 19h30, serão realizados os encontros prévios. Na primeira semana, quem conversa com o público é o jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, sobre a independência do Brasil, junto de Rafael Bassi. Na semana seguinte, Eduardo Noguera é o convidado em uma mesa com Gabriela Oliveira, Jeferson Tenório e Alessandro Garcia cujo tema será o racismo. E, em 27, Flávio Azevedo conversa com Mario Sergio Cortella sobre 'Diversidade: aprendendo a ser humano', tema de seu novo livro.

Uma pré-programação especial Infantil e Juvenil também já está preparada. A equipe responsável e o time do ciclo A Hora do Educador atende através do e-mail [email protected] e poderá orientar instituições de ensino interessadas e sugerir a participação dos estudantes, de acordo com a idade e o ano escolar.

A programação completa será revelada junto com o patrono no final deste mês. As atividades serão transmitidas em parceria com a Fábrica do Futuro, e os leitores poderão comprar os livros através da mesma plataforma e de suas bancas e livrarias preferidas. 

Proposta

A Câmara Rio-Grandense do Livro pretende, neste ano, reforçar seu papel na formação de leitores, mediadores de leitura e no estímulo à bibliodiversidade, mantendo a Feira viva e mirando o futuro. Em duplas ou trios, escritores, filósofos e pensadores de etnias e culturas diversas conversarão com os leitores sobre seus livros e sua experiência de vida.

De fora do Estado, participarão Afonso Cruz, Ariana Harwicz, Isabel Allende, James Green, Javier Moro, Mariana Enriquez e Rosa Montero. Mas também estarão presentes nomes locais como Fabrício Carpinejar, José Falero, Lya Luft, Martha Medeiros, Paulo Scott.

Curadoria

Integram a curadoria da programação geral da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, a jornalista, Lu Thomé, fundadora da Não Editora e integrante da equipe do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento; a jornalista e produtora cultural, Sônia Zanchetta, integrante da Comissão Executiva da Feira do Livro de Porto Alegre e coordenadora da Biblioteca Comunitária Sol e Lua; o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Isatir Bottin Filho; e o vice-presidente na Câmara Rio-Grandense do Livro, Astomiro Romais.

Confira a programação de aquecimento para o evento:

13/10, às 19h30 - Independência do Brasil com Eduardo Bueno e Rafael Bassi;

20/10, às 19h30 - Enfrentamento do Racismo - Eduardo Noguera com Gabriela Oliveira, Jeferson Tenório e Alê Garcia;

27/10, às 19h30 - Diversidade e a riqueza da pluralidade - Mario Sergio Cortella e Flávio Azevedo.

Programação do aquececimento Infantil e Juvenil:

13/10

Às 10h30 - Contação de histórias com Carmen Lima sobre o livro O vampiro Argemiro, de Dilan Camargo

Às 16h - Contação de histórias com Bárbara Catarina sobre o Abraço de pelúcia, de Marta Lagarta

20/10

Às 11h - Contação de histórias com Bárbara Catarina sobre a obra O Uirapuru, de Januária Cristina Alves

Às 15h30 - Contação de histórias com Carmen Lima sobre o livro Pretinha, eu?, de Júlio Emílio Braz

Confira o manifesto divulgado pela organização da Feira:

Janelas abertas para a Praça 

Em 2020, nossos espaços mudaram. Passamos a acompanhar a vida pelas formas de quadrados e retângulos, de janelas e telas. Criamos distâncias físicas mesmo nos aproximando emocional e coletivamente.

Nesse universo, a arte e o conhecimento ganham destaque em áreas como a música, o teatro, o cinema. E no formato criativo e herdeiro da tradição oral de contar histórias: o livro.

Na sua 66ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre realizará todos os seus eventos com transmissão on-line e gratuita, mantendo o caráter popular que a caracteriza. Da capital gaúcha para o Brasil e todos os lugares. E deseja, a partir de sua curadoria, abrir as janelas do mundo para debatermos alguns temas essenciais.

Num ano de incertezas, a aliança com o digital possibilita novos diálogos e novos modelos para o comércio de livros. Vamos falar e ler sobre literatura e liberdade de expressão, passando por diversidade, pandemia, sustentabilidade e ciência. Janelas, lives e livros: o mundo que está ao alcance do nosso olhar.

Comentários