Projeto da Abraji recebe inscrições para auxílio em checagem de processos

Interessados podem se cadastrar até a próxima sexta-feira

Os checadores receberão certificado de participação - Reprodução

O projeto 'Publique-se', da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), está recebendo inscrições de jornalistas interessados em auxiliar com checagem de processos judiciais. A iniciativa é um mecanismo de busca que indexa milhares destes documentos nos quais há políticos envolvidos como partes. A nova etapa pretende aumentar o banco de dados da ferramenta. 

Com a colaboração de voluntários, o objetivo é ajudar repórteres em investigações sobre candidatos a cargos públicos, facilitando o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos. Nesta quinta-feira, 29, às 18h, será feita uma live para explicar os detalhes, em link a ser divulgado no site da Abraji

Interessados em participar da nova etapa do 'Publique-se' devem se inscrever até a sexta-feira, 30, por meio deste link. Na iniciativa, cada checador receberá um lote de 50 processos aleatórios de diversos tribunais do brasileiros. Após, haverá outra análise e, então, eles serão incluídos no banco de dados oficial.  Não poderão integrar o projeto jornalistas com vinculação profissional a partidos políticos, a órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou a entidades que promovam lobby empresarial. Mais informações podem ser conferidas neste edital.

Os checadores receberão um certificado de participação e também terão seus nomes publicados no site do Publique-se como agradecimento. A etapa atual foi idealizada pela Abraji e pela Transparência Internacional - Brasil, instituição que também financia a iniciativa. O 'Publique-se' conta ainda com o apoio da empresa de inteligência jurídica Digesto.

Comentários