Unesco mobiliza sociedade com consulta online contra a desinformação

Iniciativa propõe que diversos atores desse combate compartilhem suas experiências em salas virtuais de participação

Consulta está aberta até 23 de outubro - Reprodução Portal Imprensa/What?s Rel?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desenvolveu uma iniciativa para reforçar a luta mundial contra a desinformação. A consulta on-line pretende reunir evidências, experiências e perspectivas inovadoras sobre o impacto das notícias falsas, por meio da participação em salas virtuais, de atores da sociedade nesse combate. 

O projeto se chama 'Formando um caminho para um ecossistema de informação melhor - respostas eficazes de governança, mídia, Internet e construção da paz à desinformação'. A Unesco convoca pesquisadores, agências da ONU, grupos da sociedade civil, formuladores de políticas, profissionais da mídia, construtores da paz, checadores, especialistas e ativistas em tecnologia digital para contribuírem.

A consulta está aberta até sexta-feira, 23, e servirá de base para a criação de recursos contra a desinformação. Serão disponibilizadas três salas de participação virtuais disponíveis na plataforma SparkBlue do PNUD. Acesse a consulta aqui.

A Organização ainda tem tomado outras medidas para frear as fake news e suas consequências. Entre elas estão a tradução de um manual sobre Jornalismo para várias línguas, o financiamento de um projeto para minimizar o impacto da desinformação em relação à Covid-19, além de treinamentos on-line para a imprensa, sobre verificação de fatos e como cobrir a crise de saúde. 

Comentários