Ricardo Stricher lança livro de fotos sobre Porto Alegre

"Porto Alegre invisível" apresenta a capital gaúcha em 70 imagens, sem filtros ou manipulação gráfica

Uma declaração de amor a Porto Alegre. Assim pode ser definido o livro 'Porto Alegre invisível', que o fotógrafo Ricardo Stricher lança nesta quinta-feira, 8, na Feira do Livro. Com edição de arte de Clô Barcellos, a obra reúne 70 imagens da capital gaúcha, cidade natal de Ricardo, e mostra sem filtros ou manipulação gráfica locais da região central, em caminhos que o autor percorre diariamente. A sessão de autógrafos acontece a partir das 17h, na Praça Central da feira.
Na visão do jornalista e escritor José Antonio Silva, Ricardo é um fotógrafo "que refinou seu olhar pelas ruas, bares, praças, transformou-se no retratador profundo e captador certeiro de uma Porto Alegre fugaz - mas perene. E nos surpreende com o que, por incrível que pareça, sempre esteve ali."  Nas palavras do jornalista Henrique Lannel, "há muito tempo, a máquina fotográfica virou parte de Ricardo Stricher. Não há como se pensar nele sem lembrar do fotógrafo que percorre a cidade de Porto Alegre a pé, o olhar atento, a câmera sempre a tiracolo, pronta para ser empunhada a qualquer reflexo (?)".
Com 40 anos de atividades, Ricardo tem seu nome associado a diversos trabalhos na área de fotografia, cinema, teatro e música. É fotógrafo da Prefeitura de Porto Alegre há 36 anos e tem passagens pela Câmara da Capital, pelo Palácio Piratini e por Zero Hora. Como freelancer, atuou em diferentes jornais e revistas locais e nacionais, tendo sido, também, fotógrafo de todas as edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Participou de 16 exposições fotográficas e de livros como 'Mercado Público - palácio do povo' e 'Porto Alegre invisível', ambos com lançamento na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre pela Libretos Editora.
Imagem

Comentários