Governo do Estado rebate Zero Hora em apedido de uma página

Texto acusa um "blefe editorial" na abordagem das negociações relacionadas ao plano de recuperação fiscal

Apedido foi publicado na página 7

Quem abriu a edição desta segunda-feira, 3, de Zero Hora deparou-se com um apedido de uma página inteira, publicado pelo Governo do Estado. O texto poderia passar aos olhos dos leitores como mais uma publicação legal, se, ao esclarecer sobre as negociações do Plano de Recuperação Fiscal, não acusasse um "blefe jornalístico". A afirmação faz referência à expressão utilizada pela colunista Rosane de Oliveira na última sexta-feira, 30 de novembro, quando afirmou que o governador Sartori blefou.

No texto, Rosane comenta o resultado da apuração realizada pela repórter Juliana Bublitz. A reportagem 'A 33 dias da eleição, União exigiu do Piratini a venda do Banrisul' traz os bastidores da reunião em que o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, teria ouvido um ultimato, de que a privatização do Banrisul era condição fundamental para a adesão ao regime.

Na nota oficial publicada na página 7, o Governo do Estado reforça que, segundo os técnicos da Secretaria da Fazenda, é possível aderir ao Regime de Recuperação Fiscal sem privatizar o Banrisul. Ainda afirma: "Está em curso um blefe editorial, que tenta desconstruir essa trajetória a partir de uma pauta jornalística e opinativa sem qualquer fato novo, além de pessoalmente agressiva e politicamente tendenciosa".

Procurado por Coletiva.net, o Grupo RBS declarou: "Cumprindo nosso compromisso, produzimos conteúdo jornalístico baseado em novos fatos relacionados com o Banrisul, que são de interesse público. De acordo com nossos princípios editoriais, oferecemos espaço na matéria aos envolvidos no tema. A publicação do apedido foi uma decisão do governo do Estado".

Comentários