Mudança pré-2019: Fabio Berti deixa RDC TV

Diretor de Jornalismo da emissora ampliará funções gerenciais no IPA, onde é professor e coordenador de curso

Fabio Berti não está mais da RDC TV - Reprodução

Diante de novos desafios para 2019, Fabio Berti deixou a direção de Jornalismo da RDC TV nesta sexta-feira, 28. De acordo com a emissora, ele terá mais funções gerenciais no Centro Metodista Universitário IPA -onde já atua como professor e coordenador do curso de Jornalismo, e por isso sua permanência na emissora ficou inviável. Apesar de deixar o cargo, seguirá colaborando com a TV em projetos pontuais, especialmente envolvendo a área acadêmica, além de permanecer como debatedor do programa esportivo '2 Toques'.

Fabio estava na empresa havia sete meses, antes mesmo do início das transmissões, quando estruturou o departamento de Jornalismo, área a qual comandou desde a estreia, em 2 de julho deste ano. Ao comemorar alguns números, comentou, em entrevista ao Coletiva.net, que se orgulha do tempo dedicado ao projeto. Foram 137 edições do 'Jornal da RDC' - que resultaram em mais de 770 matérias, além de 134 vezes que o 'Cruzando as Conversas' foi ao ar, recebendo 320 convidados. "Tive a honra de vivenciar um dos momentos históricos da comunicação social gaúcha, ao ver nascer um veículo contemporâneo, multiplataforma e conectado com a população. Estarei sempre pronto para colaborar com a RDC, pois sou um entusiasta desse verdadeiro patrimônio do povo gaúcho", afirmou Fabio.

Na emissora, o profissional ainda liderou coberturas como a eleitoral, que contabilizaram 60 horas de produção de conteúdo, além de Expointer, Expoagas, ocupações da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, entre outras. O presidente da RDC TV, Márcio Irion, destacou que será uma grande perda para a emissora. "Coube ao Fabio definir a estrutura vertebral do modelo de Jornalismo proposto", disse, ao salientar o formato desruptivo, integrado ao ambiente acadêmico, e inovador. " Tem em seu DNA a oportunidade de juntar estudantes e instituições de ensino, em um projeto de comunicação ousado, capaz de integrar a produção de conteúdo televisivo em uma plataforma genuinamente digital, rompendo a barreira do modelo de televisão aberta", disse o empresário.

Natural de Caxias do Sul e graduado em Jornalismo pela UCS, Fabio é doutor em Educação pela Ufrgs. Atuou em programas de pós-graduação em instituições como Ftec/Ibgen, Unisc e Faculdade Sogipa, além de ter sido o coordenador de Comunicação do Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa no Brasil 2014. Ainda foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer e diretor-geral da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Também acumula passagens no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa, como assessor de imprensa e coordenou a área de Comunicação do Esporte Clube Juventude de Caxias do Sul. Na imprensa, foi repórter, apresentador, editor e coordenador de Jornalismo em diferentes veículos de comunicação. Registra, também, passagem como gerente operacional de Jornalismo na Rádio Caxias, emissora na qual trabalhou durante oito anos, além de ter apresentado o programa 'Pergunta & Resposta', no Canal Bah!

 

Esta matéria foi publicada em caráter extraordinário - Coletiva.net está com noticiário interrompido, devido ao recesso de final de ano. A atualização será retomada normalmente a partir do dia 3 de janeiro, a partir das 10h.

Comments