Gerente de marketing do Liverpool é destaque em programação do Foot.hub

Fernando Maisonnave apresentou novidades sobre a forma de comunicação entre o clube inglês e seus torcedores

Fernando Maisonnave - Divulgação/Coletiva.net

O gaúcho Fernando Maisonnave, gerente de marketing do time inglês Liverpool, foi o palestrante da noite desta quarta-feira, 28, na sede do Foot.hub, em Porto Alegre. Na sua exposição, trouxe ensinamentos, fatos e curiosidades sobre a comunicação exercida pelo clube inglês. Sobre a mudança de cidade, Fernando contou que não teve muita dificuldade em se adaptar à região britânica, uma vez que o clima por lá também é bastante frio e que os dois times rivais da metrópole contemplam as mesmas cores da torcida Grenal, o que lhe faz lembrar Porto Alegre com frequência.

A palestra se iniciou às 19h30 com uma dinâmica de grupo, na qual o público foi dividido em quatro equipes para realizarem um network e trocarem ideias a respeito do marketing e da comunicação exercida nos clubes de futebol nos dias atuais. Depois, Maisonnave, que trabalha no Liverpool desde 2013, contou que deu início à sua carreira na equipe após a criação do perfil oficial do clube no Twitter, voltado especialmente para o público brasileiro. "Comecei a trabalhar no Liverpool na época que o Philippe Coutinho veio da Inter de Milão para o clube inglês. A gente já vinha falando em lançar o canal nessa rede e, com a contratação, fizemos algo revolucionário à época, que foi o anúncio do Coutinho pelas redes sociais do clube, só que na língua portuguesa. Ou seja, no perfil oficial, que conecta com os brasileiros", lembrou o diretor.

Segundo ele, a inovação foi um sucesso tão grande que já no ano seguinte Maisonnave foi promovido e passou a necessitar de um grupo maior de colaboradores. "Em 2014, recrutamos gente aqui no Brasil para tocar esse conteúdo e, a partir daí, passei a ter uma tarefa mais de coordenação e sincronização desse material", recordou e comentou que todas as equipes que coordena têm autonomia para realizar suas postagens, porém ressaltou que elas devem respeitar as diretrizes do clube, afinal, é a imagem do Liverpool que está na vitrine.

Maisonnave detalhou, de forma didática, como funcionam as áreas de Marketing e Comunicação do time inglês. "Hoje em dia, atuo mais na área de pesquisa, geralmente em contato com os torcedores, questionando-os sobre os parceiros e as experiências que eles têm com o clube." Disse que dentro do Liverpool há um banco de dados que absorve todos os estudos feitos pela organização, e que, a partir destes resultados, começa a pensar nas campanhas que produzirá em prol dos 'Red's', como é conhecida a torcida de lá. "A minha equipe é responsável por analisar essa informação e definir quem é o público-alvo das nossas campanhas. E também abastecer todas as áreas com essas informações."

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, Maisonnave referiu que os clubes brasileiros deveriam aprender com o mercado da Comunicação e do Marketing digital exercido na Inglaterra, especialmente para passar a enxergar os patrocinadores como parceiros, e não só como anunciantes. Destacou, também, que os times daqui deveriam realizar um estudo para demonstrar de forma mais clara quem são seus torcedores, para que exista maior afinidade entre eles, não ficando restrito apenas a marcas na camisa e nas placas de publicidade. "Os clubes brasileiros precisam investir mais em outras áreas, como, por exemplo, na divulgação de vídeos nas redes sociais e até mesmo em campanhas próprias do time", acrescentou Maisonnave.

Sobre o uso das redes sociais pelas equipes nacionais, alertou para o uso inadequado das plataformas, uma vez que não é raro ver um perfil oficial de um clube fazendo 'piadas' pesadas com o clube rival. "Obviamente, entramos em algumas brincadeiras dos torcedores, mas jamais postaremos coisas que depreciarão adversários", ensinou.

Fernando Maisonnave é formado em Ciências da Computação pela Ufrgs, e tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV/RS e MBA em Gestão do Futebol pela Universidade de Liverpool.

Comments