'Cine Esquema Novo em Acervo' se inicia na quinta-feira

Mostra apresenta um recorte de 32 obras, produzidas por 50 artistas, que foram exibidas em 14 edições anteriores

Mostra visa ser um resgate da memória do projeto - Crédito: Camila Leichter

O Cine Esquema Novo (CEN) realiza, a partir desta quinta-feira, 17, a mostra especial 'Cine Esquema Novo em Acervo', que visa ser um resgate da memória do projeto. Para tanto, será apresentado um recorte de 32 obras, produzidas por 50 artistas, exibidas nas 14 edições anteriores do evento. Além disso, somam-se criações de nove artistas que integram o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), em uma parceria inédita entre os dois acervos.

Com curadoria de Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo, sócios e diretores do CEN, o recorte temporal exibido tem início em 2003. "Na época, o festival buscava ser uma janela de exibição para obras inovadoras, ousadas, disruptivas, e que tinham, no suporte digital, a ferramenta ideal para a experimentação, ainda que a mesma ocorresse também em película", explica a diretora. Além da dupla, o jornalista Roger Lerina é o responsável pela curadoria do acervo de videoarte do MACRS.

Para a realização do evento, explica Lerina, a proposta adotada foi a de exibir obras do museu que se relacionassem diretamente com as do festival. "O acervo audiovisual do MACRS é um precioso apanhado de experimentações em diversos formatos criadas por artistas brasileiros desde a década de 1970", afirma. Para o jornalista, a parceria proporciona um "rico cotejamento de estéticas, poéticas e ideias entre criadores que exploram as potências da visualidade".

A mostra contará com sessões na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) e uma exposição na Galeria Sotero Cosme, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), ambas no bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. Todas as atividades possuem entrada franca e a programação, que se estende até 23 de novembro, pode ser conferida neste link.

Comentários