"É, de fato, voltar para casa", diz Matheus Schuch sobre retorno ao Grupo RBS

Jornalista atua desde o início de maio como correspondente em Brasília, após trabalhar por mais de três anos no Valor Econômico

11/05/2023 10:00
"É, de fato, voltar para casa", diz Matheus Schuch sobre retorno ao Grupo RBS /Reprodução

Desde 2 de maio, Matheus Schuch atua como correspondente do Grupo RBS em Brasília, após deixar o Valor Econômico, onde esteve por mais de três anos. Com o retorno ao conglomerado midiático, o jornalista concedeu entrevista exclusiva para Coletiva.net sobre a nova fase da carreira. De acordo com ele, o sentimento ?é, de fato, voltar para casa?.

?Foi meu primeiro emprego como jornalista formado, onde passei por várias editorias e aprendi a fazer Comunicação. O sentimento, em resumo, é de entusiasmo?, contextualizou. Na Capital Federal, ele ocupa o lugar que era de Rodrigo Lopes, que voltou a Porto Alegre. Além de assinar a coluna 'Conexão Brasília', em GZH e Zero Hora, o profissional ainda participa da programação da rádio Gaúcha e da RBS TV.

Para o jornalista, a nova atuação, como colunista, traz ?desafios pessoais". Faz parte de seu trabalho a busca não só por informações exclusivas, mas também por bastidores e elementos que deem abrangência às abordagens para ajudar o leitor a compreender as nuances da política. ?Espero valorizar neste espaço a presença de autoridades e outros personagens relevantes do cenário gaúcho em Brasília, para auxiliar a promover temas que levem ao desenvolvimento do Estado?, destacou. 

Apesar disso, para Matheus, o trabalho no Distrito Federal reserva mais desafios. ?Cobrir Brasília exige cada vez mais capacidade de enxergar o todo, de entender os vários elementos que envolvem os movimentos políticos, seja do governo ou da oposição?, avaliou. Ainda segundo ele, em tempos de fake news e de fanatismo, cabe ao jornalista profissional o equilíbrio, o apego aos fatos e o distanciamento necessário para contar a história em tempo real.

 ?Experiência ímpar?

Matheus definiu a passagem de cerca de três anos e meio pelo Valor Econômico como uma ?experiência ímpar?. No período, pôde trabalhar ao lado de repórteres e editores com mais tempo de mercado, além de adotar um estilo que valoriza o texto e as abordagens mais aprofundadas. ?Hoje me considero mais capaz de entender os motivos e as consequências de decisões na área econômica, o que está diretamente ligado à política e aos rumos do País. Pretendo manter o contato e o certificado de churrasqueiro oficial da equipe?, brincou.