'Encontro+B Amazônia 2025': líderes destacam cuidado como essência das organizações

Em painel de abertura estiveram presentes Pedro Tarak, Mametu Muagilé, e Tarcila Ursini

Pedro Tarak, Mametu Muagilé, e Tarcila Ursinirefletiram sobre como o cuidado pode e deve estar no centro das empresas e comunidades - Crédito: Agência Eyxo

O 'Encontro+B Amazônia 2025' começou nesta quarta-feira, 3, em Belém do Pará, com um chamado à humanização dos negócios. No painel de abertura, 'Raízes do Cuidado: líderes que sustentam o futuro', Pedro Tarak, cofundador do Sistema B, Mam'etu Muagilé, sacerdotisa do Candomblé Angola e Tarcila Ursini, copresidente do Conselho de Administração do Sistema B Brasil, refletiram sobre como o cuidado pode e deve estar no centro das empresas e comunidades.

No painel, que integra a programação com o tema 'A Raiz do Futuro', Mam'etu Muagilé emocionou o público ao entoar um cântico e destacar que o cuidado, no campo pessoal, começa pela disposição de também se deixar cuidar. 

"Nós, especialmente as mulheres, somos cuidadoras por essência. Mas é preciso também se permitir ser cuidado para aprender a cuidar do outro."

Na sequência, Pedro Tarak levou a reflexão para o ambiente corporativo, ao afirmar que o cuidado precisa ultrapassar o campo simbólico e ocupar espaço concreto nas empresas e na economia. "Ele acontece quando os corações batem juntos, quando sentimos unidade. Ele não pode ser apenas uma ideia - precisa estar no DNA das organizações, no propósito das empresas, no mercado e até na política. Foi isso que aprendi com a criação das Empresas B: o cuidado gera valor em todas as escalas."


Coletiva.net e Agência Eyxo estão em Belém para cobrir o 'Encontro+B Amazônia 2025'. O evento, que se estende até sexta-feira, 5, Trata-se de um encontro no qual líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos se reúnem com um propósito comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo. O público pode conferir materiais nas redes de ambas as empresas

Comentários