'Festival de Cinema Acessível Kids' realiza sessão inclusiva em Porto Alegre

Iniciativa é realizada pela 'OSC Mais Criança', que integra o programa de mobilização social 'Criança Esperança'

Sessão do filme 'Frozen' contará com recursos de acessibilidade e objetiva proporcionar um ambiente seguro e de acolhimento. - Crédito: Divulgação

O 'Festival de Cinema Acessível Kids' acontece na União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs) hoje, 16, para exibir o filme 'Frozen'. A sessão ocorre a partir das 14h, na Rua Frei Henrique Golland Trindade, nº 425, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre. Trata-se de uma iniciativa da 'OSC Mais Criança' que faz parte do programa de mobilização social 'Criança Esperança'.

O festival atende crianças com deficiência visual, auditiva, intelectual ou cognitiva, além de público de baixa renda com pouco acesso a espaços culturais. As obras são exibidas com audiodescrição, legendas descritivas e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com Adilso Corlassoli, diretor técnico da instituição, participam da sessão crianças usuárias da Ucergs, assim como alunos e professores da escola conveniada de Educação Infantil de Porto Alegre, Nosso Sonho. A atividade também prevê acolhimento aos participantes e acompanhamento das equipes das entidades envolvidas.

Histórico do projeto

O festival foi criado em 2015, em Porto Alegre, por Sidnei Schames, presidente da 'OSC Mais Criança' e diretor da empresa Som da Luz. A versão infantil estreou em 2017 e recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde então, já esteve em diferentes cidades brasileiras e integrou edições do programa 'Criança Esperança'.

Os recursos utilizados nas sessões possibilitam que crianças com deficiência visual tenham acesso à narrativa por meio da descrição dos elementos da obra. As legendas e a janela de Libras atendem ao público com deficiência auditiva e favorecem a compreensão coletiva durante a exibição.

O projeto também promove ambientes de convivência entre pessoas com e sem deficiência, estimulando participação e inclusão no acesso à cultura. As ações contam com apoio de parceiros como Som da Luz, Senado Federal, Total Seguros e Gontof Comunicação.

Comentários