'Governos Inteligentes' é tema central do GovTech Summit 2024

Propósito deste ano é debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão

Programação do GovTech Summit 2024 em breve será divulgada - Crédito: João Felipe Brum/Ascom Sict

'Governos Inteligentes' é o tema central da edição 2024 do GovTech Summit, evento voltado a iniciativas GovTech e de transformação de governos do País, que ocorrerá entre 19 e 20 de junho, no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Avenida Ipiranga, 6684, bairro Partenon), em Porto Alegre. O propósito deste ano é debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão, além de apresentar cases globais, inovação e conectar decisores da administração pública a empreendedores de startups. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link

A Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que a transformação digital já é um assunto mais do que necessário aos governos. Além disso, há políticas que agilizam e qualificam o processo. "Um bom exemplo é a nova lei de compras públicas, que facilita a aquisição de produtos e serviços das startups", afirma. Ela conta que a iniciativa deste evento nasceu porque o Rio Grande do Sul é uma potência em Inovação. De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), o estado possui o maior número de empreendimentos inovadores em relação à população.

Conforme Téo, o objetivo é evoluir ainda mais esse cenário no Rio Grande do Sul. Mas, sobretudo, qualificar e engajar gestores para que, em todo o Brasil, o ecossistema seja impulsionado. "É uma urgência, já que não chega a 3% o índice de cidades que estão acelerando a transformação digital em nosso País, de acordo com o Mapa Digital elaborado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (2022)", pontua.

A programação do GovTech Summit 2024 em breve será divulgada. Na primeira edição, realizada em 2023, também na capital gaúcha, mais de mil pessoas circularam pelo evento, além de 44 palestrantes, 23 expositores, 60 municípios do Rio Grande do Sul e representantes de sete estados brasileiros.

Comentários