'Lute Como uma Jornalista' é tema da programação do Dia da Mulher do Sindjors

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realizará três eventos on-line

Mês terá a temática 'Lute como uma jornalista'

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira, 26, a programação de eventos para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que acontecerá em 8 de março. Serão três lives semanais, sempre às 19h, que terão como tema 'Lute Como uma Jornalista'. Os streamings serão veiculados nas redes sociais do Sindjors e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O período também é considerado pela entidade como mês de luta das mulheres.

O primeiro evento será no dia nove e abordará a pauta 'Mulheres e o sindicalismo: espaço a ser explorado'. Para tanto, contará com a participação da presidenta da Fenaj, Maria José Braga; secretária geral da Fenaj e ex-diretora da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Beth Costa; representante da Comissão Nacional de Mulheres da Fenaj, Samira Castro; presidenta do Sindjors, Vera Daisy Barcellos, além de representantes de outras entidades do Brasil. A mediação será da diretora Kátia Marko.

Na terça-feira seguinte, ocorrerá o 'Meet das Gurias: encontro de acolhimento'. Esse evento, que acontece mensalmente o ano todo, é um espaço de debate. As convidadas serão Mônica Cabañas, jornalista e terapeuta, doutoranda em Psicologia Ericksoniana e autora do livro 'Políticas para a Expansão da Cobertura dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas'; e Soraia Mendes, advogada criminalista e especialista em Direitos das Mulheres, também professora do UniCeub e Mackenzie, pós-doutora pela UFRJ. A presidenta do Sindjors mediará a conversa. 

'Feminismo e Masculinidades: é preciso mudar a cultura ' será a temática da última live. O coordenador do comitê gaúcho do HeForShe, o deputado estadual Edegar Pretto, e Télia Negrão, consultora em gênero, DH e políticas públicas no Coletivo Feminino Plural, serão os participantes. O intuito é  analisar o reconhecimento do espaço que a mulher passou a ocupar na sociedade e os lugares de fala dos homens e das mulheres. A mediação será da diretora e do diretor do Sindjors, Carla Seabra e Jorge Leão.

Programação da Semana da Mulher. Crédito: Divulgação

Comentários