'Manual de Boas Práticas em Redes Sociais' é entregue a coordenadores de Comunicação do Estado

Documento tem como objetivo orientar a produção de conteúdo e a gestão das contas institucionais do governo

Entrega do documento ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari - Crédito: Lauro Alves/Secom

Foi entregue na manhã desta segunda-feira, 15, aos coordenadores de Comunicação das instituições do Governo do Rio Grande do Sul, o 'Manual de Boas Práticas em Redes Sociais'. O documento, que foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom), tem como objetivo orientar a produção de conteúdo e a gestão das contas institucionais do governo e de secretarias, órgãos e instituições vinculadas.

A entrega do documento ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, durante reunião de alinhamento promovida pela Direção de Jornalismo da Secom. O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Redes Sociais da pasta, Guilherme Hamm, do diretor-adjunto de Jornalismo da Secom, Marcelo Kervalt, e de mais de 30 profissionais que coordenam assessorias de Comunicação em diversos setores da administração pública estadual.

O documento é considerado como um marco na Comunicação pública do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro material produzido pelo Executivo Estadual com o intuito de nortear a Comunicação Institucional nas plataformas digitais. Segundo a titular da pasta estadual, Tânia Moreira, além de promover um alinhamento entre os diversos perfis virtuais ligados ao governo, o manual visa consolidar os ideais da Comunicação pública. 

Conforme a secretária, a pasta produziu o material por compreender que a Comunicação exerce um papel fundamental na estrutura governamental. "Nosso objetivo é desenvolver uma Comunicação cada vez mais transparente, ética, compromissada com a verdade e com o combate à desinformação, estabelecendo uma relação mais próxima com a sociedade", destacou.

O documento trata da presença do governo no ambiente virtual e das diretrizes para a produção de conteúdos e o relacionamento com o público. Além disso, o manual apresenta um guia sobre as principais plataformas e um mapa dos canais da administração estadual.

Guilherme considera o manual como um marco na Comunicação pública do Rio Grande do Sul, porque, segundo o diretor, o documento estabelece diretrizes claras e objetivas sobre a atuação do governo do Estado no ambiente digital. "Ao avançar nesse sentido, vamos qualificar ainda mais o conteúdo produzido, fortalecendo os canais de Comunicação com o cidadão, estamos ainda mais próximos de atingir o objetivo de informar e prestar um serviço de qualidade", ressaltou. 

O manual, além de reforçar o compromisso do Estado com a inclusão, aborda também a adoção de medidas que garantem a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência. Dessa forma, em todas as publicações do governo, as imagens deverão ser descritas textualmente, permitindo às pessoas com deficiência visual o entendimento dos conteúdos apresentados. 

Comentários