"Não tenho dúvidas que quem vier, viverá uma experiência ainda melhor", diz Thiago Ribeiro sobre nova edição do SSB

CEO do evento conversou com Coletiva.net sobre mudanças e expectativas para a realização de 2024

Entre as preocupações, conforme Thiago Ribeiro, estão as opções de acessibilidade - Crédito: Reprodução/Linkedin

Entre esta quarta-feira, 20, e a sexta-feira, 22, acontecerá no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, a terceira edição do South Summit Brazil (SSB). Para este ano, o evento chega com novidades, a começar pela ampliação do espaço físico do parque. Por conta disso, o CEO do encontro, Thiago Ribeiro, afirmou, em conversa com Coletiva.net: "Não tenho dúvidas que quem vier, viverá uma experiência ainda melhor a dos outros anos".

Para 2024, o espaço contará com 40 mil metros quadrados de área, um aumento de 150% em relação ao último ano. A ampliação tem um objetivo claro, conforme Thiago: "comportar o público esperado com mais conforto". A expectativa da organização é que 24 mil pessoas passem pelo evento, duas mil a mais do que em 2023. Outra melhoria foi a climatização dos armazéns que receberão o público, sistema que foi revisto e aperfeiçoado para a edição. 

A ampliação também se refletiu na capacidade de público em cada um dos sete palcos. Agora, todos terão condições de comportar, ao menos, 400 pessoas. O maior dos locais, o Arena Stage poderá receber cerca de 1,8 mil pessoas, seguido do The Next Big Thing, onde acontece a Competição de Startups, que aceita até 800 visitantes. Os outros cinco palcos são: Explore Stage, Corner Stage, Growth Stage, RS Innovation Stage e Demo Stage.

Preocupação recorrente da organização, a acessibilidade também foi alvo de qualificações: "Esse é um compromisso que temos desde a primeira edição", disse Thiago. Segundo o CEO, no entanto, pelo Cais Mauá ser um patrimônio tombado "há limitações do que se pode fazer com a estrutura". Mesmo assim, o SSB contará com instalações para facilitar o trânsito de pessoas com deficiência (PCD), como rampas de acesso e banheiros acessíveis, carrinhos para auxiliar o deslocamento, aparelhos que transformam cadeiras de rodas em elétrica e tradutores de libras nos palcos durante palestras. "Tentamos fazer o evento o mais inclusivo possível", completou. 

"Uma grande cidade"

Em 2024, mais de 40 eventos paralelos ao South Summit Brazil serão realizados em diferentes pontos da Capital. O movimento de integrar a cidade ao SSB e vice-versa, é visto como de suma importância para o sucesso do encontro. "Costumo dizer que um grande evento começa por uma grande cidade. Por isso, temos uma série de iniciativas nas áreas de gastronomia e entretenimento, por exemplo. Porto Alegre se tornou um grande hub e todos que têm a oportunidade de usufruir disso, estão fazendo", pontou. 

Além disso, para Thiago, a chegada a terceira edição do SSB, consolida ainda mais o evento e a Porto Alegre, como um polo nacional de Inovação, objetivo que vem sendo procurado desde a primeira realização do encontro em solo gaúcho. "Esse era o grande sonho desde que tudo isso começou. Sabíamos que era possível posicionarmos a cidade e o Estado como referências inovadoras", contou.

Porém, para isso, a organização precisou passar por desafios específicos para a edição. "Colocar mais um armazém no evento era um deles. Qualificar ainda mais o line-up de speakers também. Nós queremos levar a ideia de uma Porto Alegre inovadora para cada vez mais países e isso sempre será muito desafiador", avaliou.

Comentários