'Oeste Outra Vez' conquista o Kikito de melhor longa e filme gaúcho vence melhor curta nacional
'Pastrana', produção do Rio Grande do Sul, recebe destaque no Festival de Cinema de Gramado em noite movimentada no evento
Em um dia pouco movimentado pela manhã e tarde, o prêmio de longas brasileiros, documentais e curtas nacionais fechou a noite com forte participação do público dentro e fora do evento, prestigiando artistas e celebrando o encerramento do festival. A última premiação desta edição se iniciou pouco depois das 21h15 deste sábado, 17, e 'Oeste Outra Vez' recebeu o Kikito de Melhor Filme longa-metragem, Melhor Documentário foi concedido a 'Clarice Niskier: Teatro dos Pés à Cabeça' e o Melhor Curta nacional foi entregue a uma obra gaúcha: 'Pastrana', dirigido por Melissa Brogni e Gabriel Motta.
O público lotou o teatro para assistir à premiação, que começou com a exibição de um vídeo valorizando a resiliência do povo gaúcho diante das enchentes vivenciadas pela população do Estado. Logo depois, os apresentadores Marla Martins e Roger Lerina prestaram homenagem ao apresentador e empresário Silvio Santos, fato que foi aplaudido pela audiência presente.
Para receber o prêmio de melhor curta, parte da equipe de 'Pastrana' subiu ao palco, e quem realizou o discurso foi Aletéia Selonk, produtora do filme, que agradeceu ao skatista que dá nome à obra. "Obrigado, Pastrana, por nos ter unido e por nos unir à audiência.
Ao final da premiação, os diretores conversaram com a equipe de Coletiva.net e Gabriel revelou se sentir extremamente feliz por representar os gaúchos. "Como não tinha nenhum longa-metragem gaúcho na mostra nacional, nós nos sentimos nessa maior relevância de estar representando o Rio Grande do Sul nesse momento de retomada cultural para o Estado."
Já na premiação de longas, 'Oeste Outra Vez' conquistou a estatueta e o discurso foi da produtora Cristiane Miotto. Ela relatou que o filme gravado em Goiás só foi possível por políticas públicas, afirmou que o cinema fora do eixo só pode ser realizado graças a esses incentivos e fez um agradecimento especial ao povo goiano que abriu as casas para a realização da obra.
O prêmio de Melhor Ator foi concedido a João Miguel e Nicola Siri, de Estômago 2. Nicola foi quem subiu ao palco e afirmou, "prêmios individuais não são individuais". Além disso, tanto em seu discurso quanto depois em entrevista para a reportagem de Coletiva.net, o artista italiano pediu para que o público fosse aos cinemas para assistir ao filme, dessa forma, prestigiando o audiovisual brasileiro.
Confira a lista:
Longas-metragens Brasileiros
Melhor filme: 'Oeste Outra Vez", de Erico Rassi
Melhor direção: Eliane Caffé, por "Filhos do Mangue"
Melhor ator: João Miguel e Nicola Siri, por "Estômago 2: O Poderoso Chef"
Melhor atriz: Fernanda Vianna, por "Cidade; Campo"
Melhor roteiro: Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge, por "Estômago 2: O Poderoso Chef"
Melhor fotografia: André Carvalheira, por "Oeste Outra Vez"
Melhor montagem: Karen Akerman, por "Barba Ensopada de Sangue"
Melhor ator coadjuvante: Rodger Rogério, por "Oeste Outra Vez"
Melhor atriz coadjuvante: Genilda Maria, por "Filhos do Mangue"
Melhor direção de arte: Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco, por "Estômago 2: O Poderoso Chef"
Melhor trilha musical: Giovanni Venosta, por "Estômago 2: O Poderoso Chef"
Melhor desenho de som: Beto Ferraz, por "Pasárgada"
Curtas-metragens Brasileiros
Melhor filme: "Pastrana", de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Melhor direção: Lucas Abrahão, por "Maputo"
Melhor roteiro: Adriel Nizer, por "A Casa Amarela"
Melhor ator: Wilson Rabelo, por "Ponto e Vírgula"
Melhor atriz: Edvana Carvalho, por "Fenda"
Melhor trilha musical: Liniker, por "Ponto e Vírgula"
Melhor fotografia: Livia Pasqual, por "Pastrana"
Melhor montagem: Bruno Carboni, por "Pastrana"
Melhor direção de arte: Coh Amaral , por "Maputo"
Melhor desenho de som: Felippe Mussel, por "A Menina e o Pote"
Longas-metragens Documentais
Melhor filme: "Clarice Niskier: Teatro dos pés à Cabeça", de Renata Paschoal
VII Mostra de Filmes Universitários
Prêmio Edina Fujii - Cia Rio: "A Falta que Me Traz", de Laura Zimmer Helfer e Luís Alexandre, da Universidade de Santa Cruz do Sul