'Pacto Alegre' redefine estrutura de liderança em preparação para 2026

Mudanças incluem a ampliação de responsabilidades e o acolhimento de novas frentes de atuação

Da esquerda para direita: Ricardo Gomes, Aline Prestes, Sátira Machado e Luiz Carlos Pinto. - Crédito: Divulgação

O movimento 'Pacto Alegre' anunciou uma nova estrutura de lideranças com foco na preparação para 2026. As mudanças incluem a ampliação de responsabilidades do publicitário Ricardo Gomes, head de Comunicação, que passa a responder também pela articulação da área; e as nomeações da jornalista Sátira Machado e da administradora Aline Prestes para as áreas de Impacto e Projetos, respectivamente. A reorganização ocorre em meio ao processo de consolidação de Porto Alegre como um dos principais polos de Inovação do Brasil.

Com atuação no 'Pacto Alegre' há cinco anos, Ricardo destaca que a nova função visa fortalecer conexões com atores da chamada 'quádrupla hélice': poder público, universidades, sociedade civil e iniciativa privada. "O objetivo é aproveitar as oportunidades e os diversos contatos com atores da quádrupla hélice para impulsionar ainda mais as nossas ações e os nossos projetos, viabilizando a transformação social através da inovação e dando visibilidade para isso", ressalta. Ele antecipou, ainda, o lançamento de um selo voltado à valorização da Inovação.

Reestruturação

A jornalista e professora Sátira Machado, que integra o grupo de trabalho do 'Pacto Alegre' há dois anos, passa a liderar a área de Impacto, voltada a ações sociais e comunitárias. Ela explica que a nova frente formaliza iniciativas que já vinham sendo realizadas, buscando dar mais estrutura às entregas do projeto. "Quero aproveitar a minha experiência junto ao Instituto Oliveira Silveira e outras ao longo da minha carreira para contribuir ainda mais com a nossa cidade", destaca.

Por sua vez, a administradora Aline Prestes, que retorna à equipe após ter participado da criação do movimento, assume a área de Projetos com a missão de impulsionar novas ideias e dar continuidade às ações em andamento. "Eu estive na criação deste movimento e muito me orgulha ver o que foi conquistado ao longo destes seis anos. Agora, volto para dar continuidade aos projetos em curso e somar a fim de que possamos ter novas ideias para nos consolidar como capital da Inovação", afirma.

De acordo com o coordenador do 'Pacto Alegre', Luiz Carlos Pinto, a reestruturação reflete o atual momento de maturação do movimento e a preparação para o próximo ciclo. "Estamos redesenhando para atender às necessidades atuais. Temos muito a agradecer ao Leonardo Gonçalves e à Daniela Lompa Nunes, que atuaram como heads por vários anos e contribuíram muito com o nosso ecossistema. O legado deles pavimenta o caminho para o que construiremos no próximo ano", salienta.

Patrocínios

Além da mudança no núcleo gestor, o 'Pacto Alegre' confirmou a renovação de patrocínios com o Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Banrisul e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-RS). As instituições permanecem como apoiadoras da iniciativa, que tem como objetivo promover a integração entre os diferentes setores da cidade em prol do desenvolvimento sustentável e da Inovação.

Comentários