'Projeto Fênix', apoiado pela ARP, é reconhecido pela ACPA como iniciativa empreendedora

Trabalho prestou auxílio gratuito a 20 empresas atingidas pela enchente por meio de mentorias de Comunicação

Fernando Silveira, presidente da ARP - Crédito: Brenda Parmeggiani

No início desta semana, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) recebeu o 'Prêmio Paulo Vellinho', da categoria Marketing e Comunicação. A distinção, feita pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), na sede da entidade, é fruto do 'Projeto Fênix', liderado pelo publicitário e professor Francisco Santos, que prestou auxílio gratuito a 20 empresas atingidas pela enchente por meio de materiais de Comunicação para impulsionar os negócios.

Em um momento de reconstrução no Rio Grande do Sul, o 'Projeto Fênix' se destacou como uma resposta inovadora e solidária às necessidades do empresariado local. A iniciativa, que oferece mentorias gratuitas em Comunicação para 20 micro e pequenas empresas impactadas pelas enchentes de 2024, receberá o reconhecimento especial da ACPA como projeto empreendedor.

Sobre o 'Projeto Fênix'

Idealizado pelo publicitário e professor, o 'Projeto Fênix' nasceu da preocupação com o período de reconstrução enfrentado por centenas de negócios no Estado. "Entendemos que a Comunicação era uma ferramenta fundamental para auxiliar a reerguer e a reposicionar as marcas de pequenas e microempresas do Estado", afirma.

O projeto contou com o apoio da ARP, que mobilizou seus associados para colaborar com a ação. "Reconhecemos que o Estado precisava de um suporte no longo prazo e que o empresariado gaúcho necessitava de apoio qualificado para desenvolver estratégias de reconstrução, reposicionamento e recuperação", explica Fernando Silveira, presidente da ARP.

Produtos de Comunicação

Durante cerca de dois meses, os negócios selecionados receberam mentorias individuais e coletivas, além de oficinas virtuais abordando temas como Marketing, redes sociais, diagnóstico de marca e métricas. Ao final do ciclo, cada empresa recebeu produtos de Comunicação desenvolvidos para impulsionar suas marcas. Além de contribuir diretamente para a recuperação econômica do Estado, os projetos realizados no âmbito do Fênix concorreram em uma categoria exclusiva no Salão ARP 2024.

Outros vencedores

O projeto 'Territórios Inovadores', iniciativa que nasceu em 2021 dentro do ecossistema do 'Pacto Alegre', também foi agraciado, na categoria 'Inovação & Tecnologia'. Para o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, e representante da universidade na Aliança para Inovação do 'Pacto Alegre', Jorge Audy, o reconhecimento simboliza o poder da inovação na superação de desafios urbanos.

"O Territórios Inovadores é um projeto de alto impacto social e relevância, pois atua junto a sete comunidades de nossa cidade no sentido de levar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e econômico, tendo como base a inovação e o empreendedorismo. Receber este prêmio da ACPA que homenageia o empresário Paulo Vellinho, um ícone empreendedor de nosso Estado, é motivo de orgulho e felicidade para todos nós no Pacto Alegre", afirma Audy.

Comentários