'Tambor da Aldeia' de março destaca ataques virtuais a jornalistas

Boletim mensal da ARI tem curadoria do vice-presidente da entidade, Vilson Romero

Informativo tem periodicidade mensal - Crédito: Divulgação

O Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), divulgou a edição de março do 'Tambor da Aldeia'. O relatório, editado pelo vice-presidente Vilson Romero, destaca os ataques virtuais sofridos pelos jornalistas Alex Calmon, de São Paulo, e Lilian Tahan, do Distrito Federal. O paulista foi ameaçado pelo diretor de Comunicação da prefeitura de Rio das Pedras, que convocou a população a abordá-lo na rua, enquanto a brasiliense sofreu ataques misóginos, após expor a compra de uma mansão por um deputado.

O informativo também menciona o relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão, divulgado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O levantamento apontou que, em 2021, houve aumento de 21,69% no número de profissionais e veículos que sofreram algum tipo de ataque no Brasil, em relação ao ano anterior. Além disso, traz informações sobre a suspensão da decisão que dava direito ao jornal O Estado de S. Paulo acessar informações sigilosas sobre o cartão corporativo da Presidência da República. 

No campo internacional, o boletim também destaca o assassinato a tiros do repórter Orlando Villanueva, na Guatemala. O jornalista era proprietário do portal Noticias del Puerto, que abordava notícias locais e de política. No Peru, um profissional da TV Latina foi agredido com um mastro de bandeira, por um manifestante que protestava contra o presidente Pedro Castillo. Apesar de colegas que estavam no local terem apontado à polícia o responsável pela agressão, a denúncia foi ignorada. Confira essas e mais informações no informativo completo, neste link.

Comentários