Memória da Propaganda vai para São Paulo

Adquirido pela Globo, acervo da publicitária Áurea Helena Silveira será digitalizado, catalogado e conservado no Instituto Cultural ESPM

Pelo menos sete salas em um prédio na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, abrigam o acervo Memória da Propaganda, da publicitária Áurea Helena Silveira. O material, que reúne milhares de filmes, livros, anúncios, jingles e peças de merchandising, foi adquirido pela Rede Globo e, em breve, será transferido para São Paulo. Um contrato de comodato foi assinado entre a Globo e o Centro de Documentação (Cedoc), do Instituto Cultural da ESPM, nesta sexta-feira, 29. Áurea começou a montar o acervo no fim da década de 1980 e havia muito tempo buscava parceiros para o projeto Memória da Propaganda.
Em São Paulo, o acervo será digitalizado, catalogado e conservado. Geraldo Alonso, diretor do Instituto Cultural ESPM, contou que após esse processo, a intenção é buscar apoiadores e patrocinadores que viabilizem um museu permanente. "O acréscimo deste acervo, certamente, fará do Instituto Cultural ESPM, curador do maior acervo da publicidade brasileira", ressalta Nelson Gomes, um dos criadores do Cedoc da TV Globo e, agora, o responsável pelo centro de documentação da ESPM. "Ajudar a contar a história da publicidade brasileira é contar um pouco também a história da Globo. Acreditamos que faz parte do nosso papel compartilhar essa memória e, para isso, estamos muito satisfeitos de contar com a parceria da ESPM", destaca Willy Haas, diretor de Negócios da Globo.
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu na sede paulista da Globo, em um almoço. Além dos citados, participaram Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Globo; Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo; Armando Ferrentini, presidente do Conselho da ESPM; o diretor presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado; Hiran Castello Branco, vice-presidente de operações; e José Francisco Queiroz, diretor de marketing. 
Imagem

Comentários