Evento trata de estruturação da Porto Alegre Film Commission

Organização deve facilitar a articulação entre agentes públicos e privados

O processo de implantação da Porto Alegre Film Comission terá mais uma etapa na quinta-feira, 27, quando a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) promoverá um seminário para abordar a estruturação da organização. Será a partir das 14h, na Sala Lupicínio Rodrigues do Hotel Laghetto Viverone Moinhos. O projeto visa facilitar articulação entre agentes públicos e privados do setor audiovisual, em áreas como serviço, infraestrutura e logística, repercutindo também na promoção da cidade como destino turístico.
Durante o evento, será assinado de termo de cooperação técnica entre as diversas entidades e instituições parceiras. O convênio formalizará a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do País e do exterior. Participarão do seminário como palestrantes o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot, e a secretária de Turismo de Garibaldi e representante da Garibaldi Film Commission, Ivane Fávero.
Uma das primeiras tarefas da Porto Alegre Film Commission será o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre. O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.
Segundo a SMTur, a criação da film comission deve potencializar e promover a Capital como cenário para produções e filmagens locais e nacionais, gerando mídia espontânea para a cidade como destino turístico por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais. Algumas cidades no Estado, como Bento Gonçalves e Garibaldi, já contam com film commissions.

Comentários