Setor audiovisual debate criação de film commission na Capital

Organização deve facilitar articulação entre agentes públicos e privados em áreas como serviço, infraestrutura e logística

Reunião abordou criação da Porto Alegre Film Comission | Crédito: Divulgação/PMPA
Dirigentes de entidades, profissionais e empresários do setor de produção audiovisual do Rio Grande do Sul debateram nesta segunda-feira, 3, em reunião com o secretário de Turismo de Porto Alegre (SMTUR), Luiz Fernando Moraes, e técnicos da pasta o processo de criação da Porto Alegre Film Commission. Presente em diversas partes do mundo, esse tipo de organização auxilia a articulação entre agentes públicos e privados para facilitar a produção audiovisual em áreas como serviço, infraestrutura e logística.
No Rio Grande do Sul, cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, na serra gaúcha, Pelotas, Bagé e Santa Maria já contam com esse tipo de organização. No caso de Porto Alegre, a film comission deve potencializar e promover a cidade como cenário para filmagens em produções locais e nacionais, gerando mídia espontânea por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais. "A Capital está devendo isso para ela mesma", afirmou Moraes. A reunião contou com a participação de representantes da Fundacine, do Sindicato da Indústria do Audiovisual, da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos e profissionais do setor.
Até o fim deste mês, um termo de cooperação técnica será assinado entre as entidades e a SMTUR para formalizar a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do país e do exterior.  Uma das primeiras tarefas definidas no encontro é o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre. O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.

Comentários