Global Tecnopuc vem potencializar interação no parque tecnológico

Novo prédio deve contribuir para intensificar as relações entre os diferentes públicos da área

Em obras, Global Tecnopuc por fora e por dentro
Com inauguração agendada para 1º de outubro, o Global Tecnopuc é a nova aposta da PUC para potencializar a interação já existente no parque tecnológico. Com área de mais de 4 mil metros quadrados, o novo prédio, que está com obras em estágio final, não será dedicado a abrigar empresas, mas sim projetos temporários realizados entre os diferentes públicos que se relacionam com o Tecnopuc, como empresários de players mundiais, de startups e spin offs, alunos, professores, pesquisadores, além de representantes de instituições públicas e privadas. Ao todo, o parque abriga 124 operações e reúne mais de 6,5 mil pessoas.
Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy afirma que o Global vem para coroar a trajetória do parque até aqui e irá "fomentar ações inovadoras, integrando em rede iniciativas para diferentes públicos, refletindo em resultados para a sociedade". Para a diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Ferreira, "além da estrutura física, o networking e a conexão são partes fundamentais dos ambientes de inovação, capazes de gerar valor e diferencial competitivo".
Com arquitetura que lembra um jogo de peças de encaixar, o novo prédio é composto por duas torres de quatro andares, interligadas por uma barra de 300 metros quadrados que irá receber um espaço de coworking, o Laboratório de Criatividade HP-PUCRS (Crialab). O ambiente inclui infraestrutura de salas de aula, áreas de convivência internas e externas, exposições e alimentação, bicicletário, vestiário, chimarródromo, e auditório com capacidade para 120 pessoas. Além disso, todo o prédio é envidraçado, o que permite melhor aproveitamento de luz natural. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 17 milhões, entre recursos de Edital de Parques Tecnológicos da Finep, da PUC e da HP.
Conheça as quatro dimensões do Global Tecnopuc.
Convivência
Atualmente, muitas das facilidades oferecidas aos funcionários das empresas do Tecnopuc estão no Campus. Quando o parque foi criado, a ideia foi manter esses atrativos junto à universidade, criando mais oportunidades de interação. Hoje, isso é natural e a intenção é que o contrário também aconteça.
Criatividade
Esta dimensão está ancorada no Laboratório de Criatividade HP - PUCRS (Crialab) que nasceu em 2011 em uma sala de 60 m², apresentando-se como um espaço com design e arquitetura diferenciados. O espaço tornou-se um ambiente disruptivo pela relevância da sua atuação ao longo dos anos. "A proposta, enquanto laboratório, é promover a qualificação do indivíduo para que ele seja mais criativo e livre nas suas propostas e decisões, refletindo no ambiente profissional", explica o coordenador do Crialab, Luis Humberto Villwock.
Networking
O Global visa receber ações de diversas naturezas, como por exemplo projetos diferenciados e estratégicos entre empresas e entidades instaladas no Parque e na Incubadora Raiar, ou ainda envolvendo parceiros externos e o conjunto da comunidade acadêmica da PUCRS. Espaços especiais como a Linha do Tempo mostrarão a evolução da área de inovação no ecossistema do Tecnopuc, bem como fatos marcantes da área no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Internacionalização
Desde 2012, quando o Tecnopuc formalizou seu primeiro acordo bilateral de softlanding com o Reino Unido, suas relações internacionais ampliaram-se exponencialmente, com parcerias especificas de softlanding com parques da China, Rússia, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Em 2015, o parque tem acesso a mais de 150 ambientes de inovação no mundo, possibilitando receber empresas e empresários de outros países com condições facilitadas, e receber este mesmo tratamento quando a situação é inversa. O Global desponta como um espaço para recepcionar empreendedores com este foco, ampliando o leque de ofertas que o parque dispõe e acompanhando uma tendência de relacionamento global.

Comentários