Repórter do JÁ é liberado

Matheus Chaparini foi detido em ação da BM enquanto fazia cobertura da ocupação de estudantes na Fazenda

Repórter do Jornal Já é liberado | Crédito: Ramiro Furquim/Jornal Já
Cerca de 14 horas depois de ter sido levado pela Brigada Militar, o jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, foi liberado junto com os 42 detidos durante a ocupação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na manhã desta quarta-feira, 15.
Além de Chaparini, o repórter cinematográfico Kevin Darc, que gravava cenas para um documentário, também havia sido preso na ação. Mesmo se identificando aos policiais, os dois foram encaminhados como manifestantes para a 3ª DPPA e, depois, para o Presídio Central de Porto Alegre. Segundo informações do Jornal JÁ, os dois confirmam que informaram aos policiais que eram profissionais da imprensa e que estavam trabalhando.
A delegada Andréa Nicotti disse que a BM apresentou todos detidos na condição de manifestantes e que soube da prisão dos jornalistas após uma ligação do Jornal JÁ. Afirmou, ainda, que Chaparini e Darc em nenhum momento questionaram a versão da Brigada Militar.
Chaparini contou que, quando a delegada perguntou qual era a sua profissão, ele disse que era jornalista e que estava cobrindo a pauta. Darc também afirma que se identificou para a Brigada e na delegacia. Os dois, como os demais manifestantes maiores de idade, responderão às acusações de prejuízo a trabalho coletivo, corrupção de menores, organização criminosa, esbulho possessório, resistência à prisão e dano ao patrimônio qualificado. Chaparini disse que assinou apenas um documento declarando ciência das acusações.
Segundo a publicação, às 23h, já na prisão, os presos ganharam alimentação e, duas horas depois, foram liberados por alvará de soltura concedido pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira.

Comentários