Vereador acusa de covardes jornalistas de Rio Grande

Delegado regional do Sindicato dos Jornalistas defende colegas em nota publicada no Jornal Agora

Jornalistas do Jornal Agora, de Rio Grande, foram chamados de covardes pelo vereador Paulo Rondão (PRB), após a veiculação de uma notícia sobre os gastos do Legislativo Municipal referentes ao ano anterior e aos quatro primeiros meses de 2016. Em defesa dos colegas de profissão, o delegado regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) Lorde Lobo publicou uma nota na seção Opinião do veículo. De acordo com o delegado, este foi "um triste dia para a Liberdade de Imprensa", data que foi comemorada na última terça-feira, 7.
De acordo com Lorde Lobo, o político reclamou da matéria na tribuna da Câmara e disse que os jornalistas "não têm coragem de se candidatar e, após o expediente, ficam bebendo e fazendo coisas piores pelas ruas da cidade". Uma comitiva formada pelo delegado do sindicato, pelo editor do jornal, por um diretor e pela jornalista responsável pela reportagem do Agora foi à Câmara para conversar com o vereador. "Infelizmente, o vereador iniciou a conversa alegando que não se desculparia de nada e que tem imunidade parlamentar, posteriormente, alegando que estaria falando dos radialistas e, por fim, voltando a dizer que se referia àquelas "pessoas sem moral que escrevem", voltando a se referir aos jornalistas", escreveu Lorde Lobo na publicação.
Em resposta, o sindicalista defendeu os colegas dizendo que são "pais e mães de família, trabalhadores que levam sua profissão a sério, que lutam pelo pão de cada dia. Mas, mesmo que um ou outro saia para beber após o expediente, podemos evidenciar que nenhum de nós faz isso com uso do dinheiro público e, portanto, gostaríamos de saber o que há de errado nisso".
Em relação à acusação de covardia, o delegado declarou que "a maioria dos jornalistas prefiria se manter no Jornalismo e não na política, pois, assim, estamos trabalhando em prol do nosso povo, trazendo a verdade dos fatos por meio de nossas reportagens, ainda que sem receber salários tão contrastantes às demais classes trabalhistas desse nosso País".
Ao final, Lorde Lobo lamentou o fato de que no dia da Liberdade de Imprensa os colegas tenham sofrido o ataque. "Felizmente, outros vereadores entenderam o foco da matéria e, inclusive, a usaram para esclarecer ainda mais os seus eleitores sobre suas ações".

Comentários