Levantamento do iRS vai ao encontro do novo posicionamento de ZH

Pesquisa, desenvolvida em parceria com a PUC, foi apresentada em evento na sede do Grupo RBS

Apresentação de dados do iRS | Crédito: Omar Freitas
O Índice de Desenvolvimento Estadual - Rio Grande do Sul (iRS) mediu o grau de violência ao qual os gaúchos são expostos. O levantamento, desenvolvido pelo jornal Zero Hora em parceria com a PUC, vai ao encontro do novo posicionamento de ZH "Perto para entender. Junto para transformar", apresentado na última semana. Realizada com base em dados de 2014, a pesquisa, que tem apoio institucional de Celulose Riograndense, identificou que houve queda do Rio Grande do Sul no quesito longevidade e segurança.
Em evento para autoridades, representantes de entidades e jornalistas, o economista José Ely Mattos, também professor da PUC e coordenador do iRS, apresentou os resultados na sede do Grupo RBS, nesta segunda-feira, 25. De acordo com a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, o índice reforça o compromisso da marca de estar próxima dos gaúchos e atuar pelas causas do Rio Grande do Sul. "O iRS tangibiliza as nossas crenças, o nosso compromisso com o Estado. Nos ajuda muito a ter perspectiva sobre como podemos ajudar a transformar a vida das pessoas", destaca.
Lançado há três anos, o iRS avalia o desempenho de todos os estados e do Distrito Federal em três esferas: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. De acordo com a empresa, o levantamento é o único que ocorre anualmente no País. Segundo Mattos, um dos principais valores é aproximar o sentimento das pessoas dos referenciais numéricos. "O índice traz para as estatísticas o que se sente nas ruas", afirma.
Antes da divulgação dos resultados obtidos no levantamento, Zero Hora organizou o primeiro de três debates sobre o tema. Os demais serão realizados em agosto.

Comentários