Liderança é tema de palestra do Grupo de Atendimento

Psicóloga Lígia Nery esteve à frente do primeiro painel da tarde do encontro da ARP

Lígia Nery falou sobre liderança em palestra do Grupo de Atendimento | Crédito: Coletiva.net
O primeiro painel do turno da tarde foi aberto por Liana Bazanela, que assumiu o cargo de presidente do Grupo de Atendimento RS no lugar de Andréia Schüür, que deixou a função para administrar o futuro Grupo de Marketing. Liana iniciou admitindo que quebraria o protocolo ao chamar ao palco todos os integrantes do GA para apresentá-los aos presentes. A publicitária ressaltou a importância de todos os profissionais que integram a diretoria e das ações previstas pelo grupo. Ao dar início à apresentação, afirmou que é importante trazer para o debate a função de liderança e de que maneira é possível assumir esse papel de forma ativa. Para abordar o assunto, Liana convidou ao palco a fundadora e diretora da DCO Gestão da Transição e parceira do GA, Lígia Nery.
Psicóloga de formação, Lígia ressaltou que a liderança tem um papel de protagonismo, e que, junto com esta missão, vem a responsabilidade e uma entrega a ser feita. De acordo com ela, a boa liderança só se aplicará quando a pessoa que assumir essa responsabilidade estiver bem. "É preciso fazer uma análise de nossas estratégias para criar um distanciamento e enxergar o nosso principal foco", sustentou. E acrescentou que é preciso dominar todos os fatores das ações para fazer boas escolhas. Dentre os pontos apresentados, esteva a definição de inteligência, que é resultado da soma de incertezas que uma organização é capaz de suportar. "É preciso ser inteligente para tomar boas decisões", disse.
A psicóloga, que atuou por muito tempo como headhunter, destacou que a vida é uma eterna mudança, e que a inteligência de uma carreira está em colocar gestão no equilíbrio da existência. "Isso pressupõe organizar a vida com uma boa gestão para enfrentar os desafios e tomar boas decisões", ratificou.  Para Lígia, estar confortável no negócio e na vida é algo muito perigoso. "Temos que ter medo da não mudança", falou. Ela mencionou ainda que ter talento é descobrir sua singularidade, e é importante desenvolver o que se gosta e o que faz o corpo vibrar, pois, assim, se transborda aquilo que nos torna únicos.
Na visão da painelista, a agência necessita saber o que faz o cliente vibrar: "Precisamos entregar soluções colaborativas e estar em sinergia com as coisas que estão acontecendo com a nossa equipe e nos cenários externos", apontou. Para exemplificar o que é liderança em um negócio horizontal, Lígia apresentou um vídeo de dois artistas de circo que atuam com sincronia perfeita, usando equilíbrio e força muscular. "Todas as áreas e equipes de uma agência devem trabalhar com essa unicidade, sem um protagonismo ou vaidade. Tem que trabalhar sem se olhar e, mesmo assim, se entender", exaltou.
A psicóloga apresentou uma definição de gestor que acredita ser a que mais se encaixa na função: ?líder é um desenvolvedor de pessoas e construtor de relacionamentos?. O líder, conforme Lígia, deve observar e cuidar a singularidade do seu time. "Essa pessoa tem um posicionamento importante dentro da organização e tem que saber usar a favor da empresa." Comportamento também foi um tema abordado e, para ela, é preciso ter um projeto e estar consciente dele. "O presente da vida sempre está no que ainda não sabemos. Precisamos trabalhar com o mistério, e não se angustiar com ele", defendeu.
O próximo painel será comandado pelo Grupo de Atendimento de Veículos (GAV) e o portal Coletiva.net segue com a cobertura em tempo real das movimentações do 1° Encontro ARP de Grupos.

Comentários