Versão da hora

Fenaj e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo condenam condução coercitiva de Eduardo Guimarães

Eduardo Guimaraes | Reprodução
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram uma nota oficial na qual condenam a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. Ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal, onde prestou depoimento no âmbito da Operação Lava Jato na manhã desta terça-feira, 21. A PF realizou buscas no apartamento do blogueiro, que teve celular, notebook e um pen drive de uso pessoal apreendidos.
Em nota, as entidades acusam a forma com que a polícia conduziu a ação, alegando que a violação do sigilo de fonte por Guimarães ter vazado a informação de que o ex-presidente Lula seria conduzido coercitivamente pela PF. Para as entidades, isto é uma "demonstração de arbitrariedade e violação de direitos inspirada na época da ditadura militar no País".
A Fenaj e o SJSP acusam a PF de devassarem dados pessoais e desrespeitarem o sigilo de fonte garantido pela Constituição Federal em seu Artigo 5º, parágrafo XIV, o qual define que "é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".
No documento, as instituições expressam seu "veemente repúdio à arbitrariedade da Polícia Federal, pois a condução coercitiva do blogueiro também representa um terrível precedente, que coloca em risco um dos mais importantes princípios do jornalismo - garantir o direito da população à informação".

Comentários