Grupo RBS lança mobilização contra notícias falsas

Ações institucionais valorizam conteúdo verdadeiro e com credibilidade no Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira


A fim de celebrar o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, o Grupo RBS lançou um vídeomanifesto para mobilizar a sociedade contra a disseminação de notícias falsas. A empresa de Comunicação organizou uma série de ações que visam a defender o Jornalismo de qualidade e credibilidade.
De acordo com o vice-presidente Editorial do grupo, Marcelo Rech, que também é presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a prática profissional da atividade, com responsabilidade, técnica e pluralidade é a solução para reverter a onda de publicações inverídicas. "Todos nós da RBS nos esmeramos em levar ao público um artigo cada vez mais escasso: confiança na informação, um bem essencial para a democracia e a vida em sociedade", destaca.
A partir do conceito "A realidade é incrível demais para se ler notícias falsas", a organização divulgará, ao longo do mês de abril, outros filmes que demonstraram o propósito da iniciativa. Os profissionais de Zero Hora, da rádio Gaúcha e da RBS TV esclarecerão boatos para impedir a propagação de informações incorretas. Os leitores poderão identificar as reportagens com o selo editorial "Notícia falsa na rede". A campanha se aliará ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio.

Comentários