RBS denuncia fraudes em concursos públicos no Estado

Equipe de reportagem apurou suspeita em 12 cidades gaúchas para mostrar ilegalidades nas seleções de funcionários


O Grupo de Investigação (GDI) da RBS, lançado em dezembro do ano passado, divulga nesta terça-feira, 2, reportagem que aponta fraudes nos concursos públicos municipais do Rio Grande do Sul. A série demonstrará como, em 12 cidades, ocorreram práticas de "cartas marcadas" no processo de seleção das vagas, e será transmitida, logo mais, às 19h15, no RBS Notícias, da RBS TV. O conteúdo também estará em Zero Hora, nas plataformas impressa e digital nesta quarta-feira, 3.
Com início em janeiro, as investigações foram realizadas pelos repórteres  Humberto Trezzi, Fabio Almeida, Jean Prado, da RBS TV Caxias do Sul; Everson Dornelles, da emissora de Cruz Alta; e Fabio Lehmen, da RBS TV Passo Fundo. A equipe apurou com base nos casos que já estavam sendo trabalhados pelo Ministério Público (MP) e em outros ainda não suspeitados pelas autoridades, colhendo e conferindo depoimentos, indícios e provas de fraudadores e ouvindo alguns dos acusados de envolvimento.
De acordo com o coordenador de Reportagem e Produção da RBS TV, Norton Kappel, esta é a primeira experiência do GDI envolvendo as redações de Porto Alegre com quatro praças da RBS TV no interior do Estado. "Foi uma ótima experiência para todos nós", garante.
Captado com câmeras ocultas, o conteúdo em vídeo com flagras de pessoas suspeitas de fraude trabalhando nas vagas será exibido em série no RBS Notícias até sexta-feira, 5. Para Trezzi, há uma expectativa de que o MP aja com vigor. "Acreditamos que, com a reportagem, o poder público vá impulsionar as investigações", diz.

Comentários