Trabalho de gaúcho é selecionado para Bienal Brasileira de Design Gráfico

Coleção de moleskines "Bananeiras, sei lá!" foi criada por Bento de Abreu


Com a coleção de moleskines "Bananeiras, sei lá!", o designer gráfico gaúcho Bento de Abreu foi selecionado para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, que será realizada na Caixa Cultural de Brasília em agosto e setembro deste ano. O trabalho do mestre em Educação e professor em cursos de Design e Comunicação Social foi um dos 500 escolhidos pelo júri e concorreu com cerca de 1,3 mil projetos inscritos. Bento avalia que eventos como este colocam em evidência para o mercado e para o público a importância do Design Gráfico.
A seleção para a Bienal dá a certeza de que o caminho que escolheu para fazer o seu trabalho tem poder de comunicação pela estética e pelo conceito que quer passar. "Os projetos de Design Gráfico falam para o público que interage com a peça ou com o produto, algo que vai além da técnica ou da função. É o que chamamos de conceito e, certamente, a seleção feita pela Bienal observa originalidade, criatividade e competência técnica", destaca.
De acordo com o designer, as bananeiras representam a ideia de brasilidade e trazem referências do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em duas visitas feitas ao local, em 2016, Bento fotografou detalhes das folhas de bananeiras, troncos e texturas das árvores. Editou e tratou as imagens para compor as capas dos seis modelos lançados, que foram ampliados depois. A coleção, comercializada pela loja do Jardim Botânico no Rio, também é vendida em eventos.

Comentários