ABA publica pesquisa sobre Diversidade, Equidade e Inclusão no mercado publicitário

'Censo DE&I 2023' constatou que os números apresentados pelo Brasil estão acima da média mundial

Parte dos entrevistados disseram que pretendem deixar a área devido à falta de inclusão e diversidade - Crédito: Divulgação

Com o objetivo de identificar movimentos que incentivam a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou o 'Censo DE&I 2023'. A entidade recebeu apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e da Associação de Marketing Promocional (Ampro) para realizar o estudo. A pesquisa constatou que a pontuação do Brasil (66%) está acima da média global (63%).

O Censo levou em conta questões como gênero, etnia, deficiência, orientação sexual, religião, etarismo e responsabilidades familiares. A pesquisa, entretanto, apresenta aspectos negativos, como, por exemplo, o fato de 18% dos entrevistados indicarem que devem deixar o setor por conta da falta de inclusão e diversidade. Esse número ainda sobe para 24% no caso de minorias étnicas e PcDs.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA, destacou a importância desses pilares para o mercado corporativo. "A inclusão é a chave para desbloquear os benefícios que a diversidade pode trazer às empresas. Inclusão é não ter apenas a presença de diferentes vozes, mas também dar a elas um lugar onde possam ser ouvidas, valorizadas, respeitadas e, principalmente, acolhidas. Uma cultura inclusiva encoraja a colaboração e a Inovação, impulsionando o sucesso da organização", relatou a profissional.

Comentários