Abraji abre inscrições para o programa 'Defensores Ambientais'

Edital apoiará financeiramente jornalistas interessados em produzir reportagens sobre temas ligados ao meio ambiente

O programa é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD). - Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu inscrições para o programa 'Defensores Ambientais', edital que apoiará financeiramente jornalistas interessados em produzir reportagens sobre temas ligados ao meio ambiente, com foco na região da 'Amazônia Legal'. O projeto é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenada pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (Opan), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos. As candidaturas podem ser realizadas até até 19 de setembro.

Serão selecionadas três propostas, que receberão apoio financeiro de até R$15 mil, além de mentoria técnica e treinamentos em segurança. O programa aceita reportagens em diferentes formatos,com texto, vídeo ou áudio. A organização usará como critérios para a seleção: relevância social, originalidade e viabilidade de execução.

A escolha será feita em duas etapas: análise das propostas inscritas e entrevistas com candidatos pré-selecionados. A Abraji divulgará as pautas selecionadas em 7 de outubro e as reportagens devem ser executadas e publicadas até 31 de janeiro de 2026. O edital completo e as inscrições podem ser feitas por meio do link.

Mentores

A Abraji está em busca de mentores para apoiar os jornalistas selecionados no projeto. Os profissionais terão como função orientar e acompanhar os beneficiados, com videochamadas periódicas e sanando dúvidas, sem exercer o papel de edição das reportagens.

Cada mentor receberá R$5 mil pelo trabalho, que terá 10 horas de duração, com prazo final de atuação até 31 de janeiro de 2026, quando as reportagens devem ser publicadas. Podem se candidatar jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência, de preferência em pautas ambientais. O regulamento está disponível aqui.

Comentários