Abraji e Transparência Brasil lançam edital colaborativo para jornalistas sobre LAI

Iniciativa busca o compartilhamento de solicitações feitas por profissionais da imprensa com o projeto 'Achados e Pedidos'

Projeto compila pedidos e respostas de LAI - Crédito: Reprodução

Na última semana, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil lançaram um edital para a colaboração de jornalistas e veículos de Comunicação que utilizam a Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo é o compartilhamento de solicitações de acesso à informação feitas por profissionais de imprensa com o projeto 'Achados e Pedidos'. As inscrições se encerram em 31 de janeiro de 2023.

A plataforma reúne milhares de pedidos de LAI e respostas da administração pública. A proposta é que o acesso a informações seja facilitado, além de evitar solicitações repetidas. Para isso, o 'Achados e Pedidos' disponibiliza uma base de dados continuamente atualizada com questionamentos e respostas obtidos por meio da Lei.

Com o compartilhamento desses pedidos, será possível ampliar a base de dados. Para isso, o edital propõe a jornalistas e veículos que compartilhem suas solicitações, por meio de quatro entregas durante o período de um ano. Em troca, o projeto oferecerá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais com a Transparência Brasil sobre acesso à informação.

"Devem ser estimuladas todas as estratégias que puderem ser usadas para ajudar a criar a cultura da transparência e para incentivar os profissionais a recorrerem sistematicamente às solicitações via Lei de Acesso", comenta Katia Brembatti, presidente da associação. Os interessados devem acessar o edital e preencher o formulário de inscrição disponível no documento.

Comentários