Aceg planeja série de atividades em celebração dos 80 anos de história
Entidade completa oito décadas de atuação nesta quinta-feira
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) completa 80 anos de história nesta quinta-feira, 25. A entidade planeja diversas atividades ao longo do ano, em celebração às oito décadas de atuação. A reportagem de Coletiva.net conversou com o presidente da entidade, Rogério Amaral, para saber quais serão as ações previstas.
Conforme Rogério, serão realizados vários eventos comemorativos aos 80 anos, tanto atividades que já vinham ocorrendo nos anos anteriores, quanto as criadas especificamente para as celebrações. "Temos o nosso torneio de futsal, que já reeditamos por dois anos, sendo esse o terceiro e a festa de Final de Ano 'Destaques do Esporte Gaúcho', que já realizamos há mais tempo também."
De acordo com o presidente, neste ano especificamente será feito o lançamento de um livro comemorativo aos 80 anos da entidade e a realização do 'Prêmio Aceg de Reportagem Esportiva', concurso que contemplará as categorias Profissional e Universitária. "Também teremos a premiação nacional, direcionada a colegas que atuam fora do Estado e que tenham publicado sobre o esporte do Rio Grande do Sul."
Outra atividade prevista para a celebração dos 80 anos da entidade é a reinauguração da 'Galeria dos Ex-Presidentes'. Rogério recordou que, quando a Aceg reformou a sede, há alguns anos, acabou não recolocando esse espaço. "Também teremos uma parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em 20 de novembro, com a reedição da 'Corrida dos Jornalistas', um evento tradicional que foi descontinuado, mas que estamos voltando agora como parte das comemorações."
Avaliação
Para Rogério, são 80 anos de muita colaboração entre todos os atores que fazem parte do esporte e da área de Comunicação. "Isso mudou bastante ao longo do tempo, pois existia no início um entrosamento muito maior, porque era praticamente o meio único de divulgação dos esportes, em especial o futebol, por meio das reportagens e da crônica esportiva", explicou.
Conforme o jornalista, esta prática foi mudando e nos tempos modernos, quando se tem o advento da internet e das redes sociais. De acordo com ele, isso acontece devido a uma profusão de informações que não dependem especificamente da crônica esportiva. "Então, isso faz com que tenhamos uma necessidade cada vez maior de bem comunicar dentro do nosso meio para a população em geral."
Lutas
Rogério percebe que, em termos de consolidação e presença da categoria da crônica esportiva, há o fortalecimento por meio das associações de classe estaduais e nacionais. "Atualmente, temos uma associação nacional principal, que é a Associação de Cronistas Esportivos Brasileiros (Aceb), que muito lutou e trabalhou pela manutenção de direitos e prerrogativas da crônica esportiva na cobertura dos eventos, inclusive, principalmente de maneira presencial, nos estádios e arenas esportivas, nessa nova Lei Geral do Esporte."
O dirigente recordou que a Aceg teve um papel fundamental nisso, pois a entidade, por meio de uma ação judicial, há 12 anos, foi quem garantiu o cumprimento dessa lei que não era seguida pela CBF e por algumas federações estaduais. "Foi o exemplo da Aceg de ter lutado na justiça para fazer valer a legislação já vigente, que fez com que a entidade Aceg capitaneasse, junto à Aceb, a manutenção dessas prerrogativas na nova lei", finalizou.
Coletiva