Almir Freitas é o Jornalista de Economia do ano pelo 'Prêmio Corecon-RS 2024'
Além dele, Eduardo Paganella Fabrício Falkowski foram os vencedores em 'Mídia impressa' e 'Mídia digital'
Foi divulgada, pelo Conselho Regional de Economia da 4ª Região do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), a lista de vencedores do 'Prêmio Corecon-RS 2024'. Para a categoria de 'Jornalista de Economia do Ano 2024', quem receberá a honraria será Almir Freitas. Ele foi editor de Economia na Zero Hora e é um dos fundadores da Uffizi Comunicação Empresarial. Além dele, os jornalistas Eduardo Paganella, da RBS TV; e Fabrício Falkowski, do Correio do Povo, foram os ganhadores nas respectivas categorias: 'Mídia impressa' e 'Mídia digital'.
O evento tem por intuito o reconhecimento e a celebração dos destaques no setor da Economia e do Jornalismo Econômico no Estado. O ato de premiação será em 5 de dezembro, às 19h no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Veja os vencedores
Mídia impressa (Jornais/revistas)
1º Lugar: Jornalista Fabrício Falkowski (Correio do Povo)
Reportagem: O Jogo, o Vício e a Economia.
2º Lugar: Jornalista Nícolas Pasinato (Jornal do Comércio)
Reportagem: Plano Real 30 anos.
3º Lugar: Jornalistas Tamires Piccoli e Bruno Todeschini (Jornal Pioneiro)
Reportagem:Como resiliência de empreendedores e indústrias de Veranópolis tem sido fundamental para a retomada econômica do município.
Mídia digital (On-line)
1º Lugar: Jornalista Eduardo Paganella (RBS TV)
Reportagem: Após enchente, economia do centro de Porto Alegre sofre com a falta de trens.
2º Lugar: Jornalista Bruna Oliveira (Zero Hora)
Reportagem: Novos projetos impulsionam produção de biocombustíveis no RS e atendem demanda por transição energética.
3º Lugar: Jornalistas Gabriela Bento Alves, Bruno Todeschini e Neimar De Cesero (Jornal Pioneiro/Grupo RBS)
Reportagem: Mão de obra feminina na indústria cresce na Serra e traz bons resultados às empresas.
Demais categorias
As demais categorias, de outros segmentos são: 'Artigos técnicos ou científicos - Edição XVII', 'Dissertações de mestrado - Edição XIX', 'Macroeconomia, Econometria e Finanças', 'Monografia ou trabalho de conclusão de curso' e 'Teoria Microeconômica e Microeconomia Aplicada'. O 'Prêmio Economista do Ano' foi para Darcy Francisco Carvalho dos Santos. O profissional foi coordenador de Orçamento e Finanças na Secretaria da Educação e diretor-geral na Secretaria da Justiça.
Para o reconhecimento de 'Economista Destaque do Ano', o escolhido é o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Angelo Didomenico. Em 'Economista Destaque Especial do Ano de 2024', a homenagem é em memória de Karen Stallbaum. Ela foi presidente do Corecon em 1990 e atuava como docente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).