Após matérias do Diário Gaúcho, Orla do Guaíba tem melhorias de acessibilidade

Série de reportagens sobre o Trecho 1 foi produzida pela jornalista Michele Vaz Pradella

Em série de reportagens, Michele Pradella testa opções de acessibilidade em trechos da Capital - Crédito: Anselmo Cunha/Agência RBS

Durante o mês de maio, a jornalista Michele Vaz Pradella produziu uma série de reportagens para o Diário Gaúcho sobre os problemas de acessibilidade do Trecho 1 da Orla do Guaíba em Porto Alegre. As matérias motivaram melhorias no local, que foram realizadas pelo consórcio GAM3 Parks e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsáveis pela manutenção. 

As opções de acessibilidade no local foram testadas pela própria profissional, que é uma pessoa com deficiência (PCD) e necessita de cadeira de rodas para a locomoção. As matérias fazem parte do especial 'Lá Vou Eu', em que Michele percorre trechos da Capital para testar as opções de inclusão. Em um primeiro momento, ela relatou problemas encontrados pela falta de rampas de acesso e desníveis e buracos averiguados em alguns pontos.

"Ao concluir a matéria, um questionamento de meu gestor, o editor-chefe Diego Araujo, me marcou: 'tens noção do que fizeste?' Só aí percebi a importância do meu trabalho como jornalista, cidadã e pessoa com deficiência", explica a comunicadora. Ainda segundo ela, mudar a realidade das pessoas é o que a impulsiona desde o início da vida profissional. "Não é sobre mim, Michele repórter PCD. É sobre cada um que será beneficiado com as consequências do meu trabalho. Isso não tem preço", celebra.

Após a primeira visita, Michele retornou ao local para conferir as mudanças realizadas. No entanto, encontrou outros problemas no projeto de manutenção, como a falta de segurança em uma das rampas. Como destacou na matéria, a GAM3 Parks e a Smamus também entenderam que a solução encontrada não tinha sido a melhor. Por fim, em junho, ela retornou para conferir as adaptações novamente, processo compartilhado com os leitores. Desta vez, conseguiu se locomover sem dificuldade pela Orla. Agora, a jornalista prepara uma ida ao Mercado Público de Porto Alegre.

Comentários