Às margens do Guaíba, Gana&Voga promove o 'Festival Chisme'
Evento contará com 12 horas de shows ao vivo
Estreia neste sábado, 30, em Porto Alegre, o 'Festival Chisme'. O evento, que foi criado pelo estúdio de Design Experiencial e escritório de produção Gana&Voga, tem o objetivo de celebrar a Cultura do Rio Grande do Sul e a sua identidade. Realizada às margens do lago Guaíba, no Jockey Club, a atração contará com 12 horas de shows ao vivo.
A partir das 13h, o público será privilegiado com a apresentação de artistas brasileiros, argentinos e uruguaios. Além disso, haverá outras experiências que conectam manifestações artísticas do Cone Sul, como demonstração de cavalos, uma instalação sonora sobre o nativismo e comidas típicas. Conforme João Castiel, idealizador do festival e sócio da Gana&Voga, o Chisme surgiu a partir de uma pesquisa de cerca de um ano realizada pelo time da empresa. "A ideia do festival é mostrar que há uma vasta manifestação artística, histórica e mistura de povos na cultura popular do Rio Grande do Sul", explica.
Instalações
O palco do evento e a pista de dança contarão com 14 atrações musicais. Do exterior, desembarcam em Porto Alegre a DJ argentina Tayhana e o grupo uruguaio de candombe F5. Da cena gaúcha e brasileira, o evento receberá Clarissa Ferreira, pesquisadora e artista multidisciplinar, Esteban Tavares, cantor e multi-instrumentista, Nina Fola, percussionista, canastra e compositora, Thays Prado, cantora, Shana Müller, cantora tradicionalista, Vitor Ramil, músico e escritor.
Completam o line-up os grupos Maracatu Truvão e La Brasa Lunera, além dos DJs Daniel Villaverde, Elle P, GB e Gigio. A apresentação das atrações e os intervalos entre os shows serão comandados pelo mestre de cerimônias Demétrio Xavier, músico e apresentador especializado nas sonoridades produzidas no Uruguai e na Argentina. Os ingressos estão à venda no site tri.rs e, no sábado, também poderão ser adquiridos na bilheteria do Jockey Club, das 13h às 23h.
Ativações
Patrocinadora do evento, a Doctor Clin assinará uma área de descanso com carregadores de celular, além de uma estação, próxima da pista, que borrifará uma névoa de água para refrescar a galera durante os DJ sets. Já a Heineken, também patrocinadora, convidou a premiada artista e pesquisadora Camila Proto a criar uma instalação artístico-sonora dentro do festival. A obra contará com oito caixas de som dispostas em sequência no ar, formando corredores espectrais nas zonas de lazer do festival, que transmitem uma programação ficcional de rádio.
Enquanto o público caminhar pelo espaço, ouvirá recortes dessa programação, que cria um imaginário fragmentado de notícias e comentários sobre a cultura nativista. Intitulado 'Chismes de la Madrugada', o programa trará quadros históricos, vozes fantasmas e experimentações musicais guiadas por uma locutora que, entre o português e o espanhol, "fala para aqueles que dormem no pampa" e "embala os sonhos com cantigas do vento".
Também participam o Banrisul, como patrocinador, e o Bistek, como apoiador, assim como o Elev Energy Drink, da Fruki Bebidas. Ainda estarão outras duas marcas parceiras: a Suspeito Vinho, com taças à venda para celebrar a cultura sul-americana, e o Matito, drink feito com mate, rum, guaraná e limão. Além disso, o Art Hotel Transamérica apoia com a hospedagem de todos os artistas de fora de Porto Alegre.