Assessorias de imprensa acompanham a movimentação do South Summit

No total, são 26 equipes credenciadas, que prestam atendimento a marcas, empresas e órgãos públicos

05/05/2022 18:30
Assessorias de imprensa acompanham a movimentação do South Summit /Catia Bandeira, Rafael Codonho e Lucas Nobre - Crédito: Arquivo pessoal

O South Summit recebeu cerca de 300 credenciamentos de profissionais de imprensa, que tem como ponto de encontro uma sala no Armazém 6. Parte destes participantes, que circulam pelo espaço reservado à categoria, fazem parte das equipes de assessoria, presentes no atendimento a marcas, empresas e órgãos públicos. No total, são 26 equipes, que trabalham nesta área da Comunicação, credenciadas. Pensando nisso, a reportagem de Coletiva.net conversou com alguns assessores para entender como tem sido a dinâmica de trabalho na cobertura do evento.

Catia Bandeira, diretora de Comunicação da Core - Comunicação e Relacionamento, se disse encantada com o festival. ?Eu já fiz muitas coberturas e fazia muito tempo que eu não sentia essa ansiedade boa de que algo grande está para acontecer?, relatou. A jornalista explicou que está em atendimento à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre e à empresa unicórnio Loft. ?Assessores também são jornalistas e estar aqui faz com que a gente exerça nosso ofício de repórter. Identificamos insights e aspectos que são importantes para os clientes, que sabem que têm uma assessoria interessada?, ponderou. 

Ao admitir estar familiarizado com esse tipo de evento, o sócio-diretor da Critério, Rafael Codonho, apontou que o South Summit representa uma virada de chave para a Capital. Ao portal, ele contou que a agência tem cerca de 16 clientes presentes no festival de distintas formas. ?Acho que a presença do assessor aqui é justamente para se conectar com pessoas e oportunizar outros encontros?, afirmou. O jornalista ainda relatou que o trabalho tem sido o de acompanhar um pouco de conteúdo para os clientes, além de aproveitar insights para a própria agência.

O gaúcho Lucas Nobre, que há 10 anos deixou Porto Alegre e migrou para São Paulo, com o interesse de trabalhar na assessoria de startups, admitiu a ironia da situação. ?Uma década depois, o maior evento do gênero acontece na Capital do Rio Grande do Sul, no mesmo lugar que não tinha investimento nisso. Então, vir pra cá pessoalmente é algo muito significativo e simbólico?, ponderou. Fundador da Nobre Press Comunicação & Propósito, ele está aqui no atendimento a três clientes. Contudo, questionado se voltaria a viver na cidade com esse novo cenário, ele nega: ?Já estou com a vida construída em outro lugar?.

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real os três dias do South Summit - um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia, realizado de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. No evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS e da HOC, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e Twitter, fotos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio