Caco Barcellos será o homenageado do 18º Congresso da Abraji

Com cinco décadas de carreira, jornalista gaúcho comanda o 'Profissão Repórter', da Globo

Caco Barcellos é ex-correspondente internacional e escritor - Crédito: Globo/Patrick Szymshek

Realizado entre 29 de junho e 2 de julho de 2023, em São Paulo, o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) já tem a definição de quem será o grande homenageado da edição. Com cinco décadas de carreira e prestes a completar 73 anos, o jornalista gaúcho Caco Barcellos foi o escolhido. Atualmente, ele comanda o programa 'Profissão Repórter', da Globo.

Mentor de jovens repórteres, ex-correspondente internacional e escritor, Caco criou bancos de dados e técnicas de investigação, pilotou grandes apurações e trouxe à tona abusos cometidos por forças de segurança no Brasil. Um dos jornalistas mais premiados do País, ele já passou por vários veículos de Comunicação, como as revistas IstoÉ e Veja. Além disso, foi sequestrado por guerrilheiros na Colômbia, viajou para países em conflito e, no ano passado, revelou reuniões suspeitas durante a campanha eleitoral.

A decisão de homenagear Caco foi tomada pela diretoria da Abraji, por considerar a relevância jornalística do profissional. Com isso, ele se junta a outros nomes do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem da Abraji em edições anteriores, como Carlos Wagner, Elio Gaspari, Janio de Freitas, José Hamilton Ribeiro, Miriam Leitão, Rosental Calmon Alves e Tim Lopes. A cerimônia de premiação será durante a 18ª edição do evento e inclui a exibição de um documentário. O local e dia da homenagem serão anunciados em breve. 

Comentários