Capital Trilegal da Cerveja: SPR cria campanha para prefeitura de Porto Alegre

Ação, que busca impulsionar o município gaúcho como polo cervejeiro, foi lançada no último sábado

Placa de rua com a campanha do Polo Cervejeiro - Crédito: Divulgação

Atualmente, Porto Alegre é a segunda cidade brasileira com maior número de cervejarias, somando 43 estabelecimentos. Por isso, com o intuito de impulsionar o consumo das cervejas artesanais locais e tornar Porto Alegre um polo cervejeiro, foi criada a campanha 'Capital Trilegal da Cerveja'. A ação, desenvolvida pela agência SPR, a pedido do Gabinete de Comunicação Social (GCS) do município, foi apresentada ao público no último sábado, 5, durante o evento Ceva no Mercado - realizado no DC Shopping -, com a presença de 31 cervejarias artesanais. A equipe de reportagem de Coletiva.net esteve presente na ocasião.

A iniciativa partiu do vereador Ramiro Rosário (PSDB), que colocou R$ 100 mil no orçamento municipal, por meio de uma emenda impositiva. Além do conceito, foi criada uma logomarca para o Polo Cervejeiro de Porto Alegre. De acordo com ele, pela primeira vez, foi destinada uma emenda para publicidade institucional de um setor produtivo. "Fiz isso para valorizar os empreendedores locais, que geram emprego e renda, e toda uma cadeia produtiva, que envolve garçons, cozinheiros, chefs, atendentes, entre outros. Também é um fomento ao turismo local", explicou o político.

Lançamento 

O prefeito da Capital, Sebastião Melo, esteve presente no evento de anúncio da campanha. Na ocasião, brincou: "Com todo o respeito ao mundo, mas as melhores cervejas artesanais estão aqui em Porto Alegre. Esse lançamento é para dizer 'olha, consuma a nossa cerveja' para os porto-alegrenses e todos aqueles que nos visitam, porque, quando você potencializa o empreendedorismo, você está dando oportunidade a quem produz, a quem vende e a quem convive", salientou.

Além dele, também esteve presente no local o secretário de Comunicação da prefeitura, Luiz Otávio Prates. De acordo com ele, a campanha foi criada com o objetivo de representar a relevância nacional da Capital na produção de cervejas artesanais. Para tal, a marca juntou um pin de localização e o lúpulo, um dos principais ingredientes usados na produção da bebida, enquanto as cores utilizadas remetem a diversos elementos do produto, como a exemplo do malte.

Ainda segundo ele - que chamou para ficar ao seu lado no palco da apresentação o CEO da SPR, Juliano Hennemann -, a ideia não vincula a Capital a números estatísticos, que variam de tempos em tempos, e sim cria uma vinculação emocional. "Na nossa cidade, temos diversos brewpubs, locais diferenciados que unem bar e cervejaria em um só lugar, onde se produz, vende, consome e se diverte", destacou. Durante o encontro, gratuito e aberto ao público, era possível se deparar com souvenirs da marca, como copos com a logomarca da campanha.

Campanha

A primeira fase da campanha terá ações nas redes sociais e mídia programática, bem como serão exibidas peças de Out of Home (OOH), com a divulgação de peças em 11 outdoors digitais, 100 placas de rua (entre estáticas e digitais), 11 bancas de revistas e duas empenas gigantes (nas esquinas das avenidas Ipiranga e João Pessoa e na Cristóvão Colombo com a Benjamin Constant). 

Após, a segunda fase, que será executada em março de 2023 e prevê o investimento de mais R$ 100 mil pela Prefeitura, divulgará a campanha nos veículos de Comunicação com alcance estadual, além de contar com a participação de influenciadores. Por fim, a terceira fase terá a criação de um portal das cervejarias, além de intervenções urbanas com a logomarca da campanha. 

Comentários